Notícias

Tubarão raro na costa da América do Sul pode desaparecer

Na América do Sul o Tubarão-quati é uma espécie rara, sofre com a extinção devido a um tipo de pesca que é feita e prejudica essa espécie, podendo acabar com ela

06 Abr 2023 - 21h09 | Atualizado em 06 Abr 2023 - 21h09
Tubarão raro na costa da América do Sul pode desaparecer Lorena Bueri

Conhecido como Isogomphodon oxyrhynchus é uma espécie de tubarão muito rara. Sua cor é uma mistura de verde, cinza e azul que é completamente diferente dos demais que costumamos ver em alto mar. Ele pode chegar a 2 metros de comprimento e seu peso máximo seria de 14 quilos, sendo considerado animal de porte médio. Geralmente está em águas rasas próximo à costa que chegam em 40 metros de fundura.


 Detalhes sobre o tubarão-quati.(Imagens/ArquivoGEEM/LabAqua)


Entretanto, o raro tubarão é encontrado em alguns países como Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e no literal do Brasil já foi encontrado nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. No território brasileiro ele ganhou um nome, por aqui chamamos de tubarão-quati que é da mesma familia do Carcharinidae que inclui outros que conhecemos, um deles é o tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas).

O que chama bastante atenção desse tubarão é o formato do seu focinho faz com ele ele detecte presas no fundo do mar para captura de sua fonte de alimento como por exemplo crustáceos, lulas e diversos peixes. Na caçada ele consegue ser rápido devido sua hagilidade sendo beneficiado com o formado do seu corpo que é fino e suas nadadeiras que trabalham em movimentos velozes. Segundo estudiosos ele pode atingir uma velocidade média de 24 km/h, dependendo do tamanho.

A espécie está ameaçada de extinção, mesmo não sendo pesca para o comércio, mas devido a utilização de rede de emalhe pelos pescadores. Pesquisas apontam que nos últimos meses, houve uma redução em 90% desses tubarões, considerando a informação, as probabilidades de que desapareça para sempre de nossos mares são grandes.


Exemplo de rede de arrasto. ( Foto/ Maurício Vieira/ Arquivo / Secom)


Devemos denunciar as práticas de pesca ilegal e que os órgãos responsáveis possam intensificar a supervisão nas costas litorâneas, tanto no Brasil ou em qualquer lugar do mundo para preservar a natureza, princilpalmente quando se trata de espécies em extinção como é o caso do Tubarão-quati.

 

Foto Destaque: Espécie do Isogomphodon oxyrhynchus capturado no litoral brasileiro. (Reprodução / Keyton Kylson)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo