Notícias

Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Vladimir Putin

O presidente e a Comissária dos Direitos da Criança, Alekseyevna Lvova-Belova, são acusados de deportar ilegalmente crianças de áreas da Ucrânia. Rússia acha a decisão “sem sentido”

17 Mar 2023 - 14h10 | Atualizado em 17 Mar 2023 - 14h10
Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Vladimir Putin Lorena Bueri

O Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, emitiu nesta sexta-feira (17) mandados de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, e para a Comissária dos Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas na Ucrânia.


Tribunal Penal Internacional (Foto: Reprodução/Poder 360)


A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que os acusados são responsáveis pelo crime de deportação ilegal de crianças de locais ocupados da Ucrânia para a Rússia.

“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação russa”, diz a nota.

A Rússia acha a decisão “sem sentido”

“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

O conselheiro de Segurança do país e ex-presidente , Dmitry Medvedev, ironizou o comunicado. “O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin. Não é preciso explicar onde esse papel será usado”, escreveu junto ao emoji de rolo de papel higiênico, no Twitter.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia replicou a mensagem de Medvedev.

Em Kiev, a decisão foi comemorada. “É apenas o começo”, disse o chefe de gabinete da presidência, Andrii Yermak. O procurador geral da Ucrânia, Andriy Kostin, declarou que a decisão é “histórica para a Ucrânia e todo o sistema de direito internacional”.

Maria Alekseyevna Lvova-Belova, Comissária para os Diretos da Criança do Escritório da Presidência da Federação Russa é acusada pelos mesmos crimes que Putin.

“Existem motivos razoáveis para crer que Lvova-Belova tem responsabilidade penal individual pelos crimes referidos, seja por ter cometido os atos diretamente, em conjunto com terceiros ou através de outros”, diz a nota.

A comissária se pronunciou sobre o mandado de prisão “Ótimo que o TPI reconhece meu trabalho para ajudar as crianças desse país (Ucrânia)”, disse.

De acordo com a Câmara de Pré-Julgamento II, esse tipo de mandado costuma ser sigiloso, mas nesse caso foi divulgado para sensibilizar o público pelos crimes cometidos e que estão em andamento.

Foto destaque: Vladimir Putin. Reprodução/Yahoo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo