Notícias

Tribunal Regional Federal sofre ataque de hackers e fica ausente

Nesta quarta feira (30), o Tribunal Federal Regional sofreu ataques cibernéticos e ficou com seus sistemas indisponíveis. A investigação segue com cautela e com o mesmo preparo que seguiram na ultima vez.

30 Mar 2022 - 21h20 | Atualizado em 30 Mar 2022 - 21h20
Tribunal Regional Federal sofre ataque de hackers e fica ausente Lorena Bueri

No dia 30 de março desta quarta-feira, o Tribunal Regional Federal sofreu um ataque de hackers e ficou ausente iniciando tratativas para descobrir qual brecha ficou aberta para o ataque acontecer. Com isso todos os serviços prestados ficaram indisponíveis até a solução. 

Conforme a nota divulgada em seu site oficial, muitos de seus especialistas estão analisando o caso e buscando formas de contornar esse ataque cibernético. Ainda não tem data de volta dos serviços, mas todos os afetados serão sempre informados com o avanço da solução do serviço. 

Informativo – 30/03/2022 

“O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3 comunica ao público que em 30/03/2022 houve um ataque cibernético que tornou indisponíveis os serviços prestados pelo Tribunal, sem que, contudo, houvesse comprometimento dos dados armazenados. 

As diligências efetuadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do órgão possibilitaram a identificação do tipo de ataque sofrido e a definição da estratégia a ser seguida na apuração dos fatos e na restauração progressiva da infraestrutura tecnológica do Tribunal. 

Ainda não há previsão quanto ao restabelecimento dos serviços. 

Neste portal serão disponibilizadas novas informações, tanto para público interno quanto para o público externo, até a completa restauração dos ambientes da Justiça Federal da 3ª Região.” 

Esse não foi o primeiro ataque cibernético sofrido no sistema do TRE-3. Em janeiro do ano passado o mesmo caso aconteceu, deixando o sistema da corte indisponível. No dia em questão, a polícia Federal junto da equipe de TI da corte tiveram que banir IPs suspeitos do ataque. 

E no mês de janeiro, a Polícia federal conseguiu neutralizar 3 desses hackers os prendendo, lá foram encontrados cerca de R$22 mil em espécie e uma arma de fogo. A solicitação foi a pedido do presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso desde 2013 em seu mandato.  


Arma de fogo e dinheiro apreendidos pela polícia. (Foto: Reprodução/Estadão/Polícia militar)


Os ataques cibernéticos sempre foram uma arma muito interessante, um exemplo recente é na guerra da Rússia, onde muitos dos apoiadores da Ucrânia realizaram ataques em bancos, bancos de dados e em redes sociais da Rússia. Além da eficácia e do anonimato, conseguiram desequilibrar muito da economia da Rússia. 

Foto destaque: Comunicado oficial do site TRE-3. Reprodução/TRE-3.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo