Empreendedorismo

Três características que toda empreendedora precisa ter

A capacidade de empreender tem como funções, escolher um bom time para integrar o seu empreendimento, saber ouvir, refletir e absorver, além de estar sempre atualizada no mercado.

28 Nov 2022 - 14h00 | Atualizado em 28 Nov 2022 - 14h00
Três características que toda empreendedora precisa ter Lorena Bueri

O dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi comemorado no último sábado (19). A data tem como objetivo, evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial. Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o número de empresárias atuando no mercado já corresponde a 9,3 milhões, equivalendo a 34% do mercado geral. Frente à esses números, a Comissão de Assuntos Econômicos deve voltar uma proposta que estabelece medidas para incentivar o empreendedorismo feminino no país, visto esses números.

Iona Szkurnik, fundadora e CEO da Education Jaurney e cofundadora da Brazil at Silicon Valley, listou em seu artigo três “Golgen Nuggets” (expressão usada pelos empreendedores para dar ênfase ao que mais importa em um pitch), ou seja, o que considera mais importante no ato de empreender. “A lista de habilidade e competência é bem maior do que as três destacadas, as refletindo sobre as mais importantes, acredito que minha escolha é fruto de vivência e trocas com empreendedores de muito sucesso dos mais diferentes backgrounds e verticais de mercado”, explica Iona Szkurnik.

Segundo Iona, o primeiro e mais importante de todos os talentos necessários é a capacidade de uma empreendedora montar um time para desenvolver um negócio da ideia inicial até a maturação. “É chover no molhado, dizer que quem quer ir mais longe vai junto, enquanto quem tem pressa vai sozinho. É repetir o que Jorge Paulo Lemann sempre fala: ‘gente é o ativo mais importante de qualquer negócio’”, relata Iona.

Para formar uma equipe, é preciso habilidade, pois as pessoas a sua volta podem derrubar ou capturar seu sonho. Portanto, saber escolher pessoas melhores e complementares a você é fundamental. Porém, é mais fácil falar do que pôr em prática. O segredo consiste em formar um time com uma excelente capacidade técnica, integrado de pessoas diversas, dispostas cumprir à missão e certamente seguir a cultura da empresa. “Quem conhece uma liderança feminina forte, sabe da capacidade de resiliência e empatia que ela traz e não duvida da habilidade de atrair ainda mais gente boa para o time”, relata Iona.


Três coisas que toda empreendedora precisa ter (Foto:Reprodução/Rawpixel)


A segunda característica, de acordo com Iona, é a capacidade de ser coachable, ou seja, ouvir, refletir, absorver e aprimorar sua posição. Manter o equilíbrio inputs e manter sua visão intacta é fundamental e ter a capacidade de aprender com os outros, não somente exercer uma arrogância ou teimosia. “Uma empreendedora precisa saber dar o braço a torcer quando for necessário, deixar seu time tomar a frente quando o assunto for mais da alçada deles do que dela”, explica Ione.

Empreender requer táticas para passar das fases, sendo importante ter a flexibilidade como uma aliada, ter a capacidade de adaptação para ouvir os investidores, empreendedores, colegas e clientes que trazem inputs e insights.

Por fim, Ione aponta características bastante palpáveis e analíticas, porém com um grau menor de importância. “Com toda dificuldade que é empreender, se o seu mercado não dor enorme, sua aposta pode ser fatal”, informa Iona. “Com a limitação do seu total addressable market, ou o potencial do seu mercado, em algum momento você vai bater no teto e vai ver que todo seu esforço fez você morrer antes de chegar na praia, o que não deveria acontecer se você for uma empreendedora de garra e com ambição”, completa Iona. Pensar no potencial do seu mercado, manter atualizações, informações e habilidade em dia, como também agregar produtos ao seu produto principal, fazendo você potencializar seu produto no mercado, dando crescimento de alcance e impacto para seu empreendimento é uma das opções.

Foto Destaque: Três coisas que toda empreendedora precisa ter:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo