Bem Estar

Treinamento físico e suas alterações no corpo

O treinamento físico provoca algumas alterações no corpo, e, dependendo da maneira de aplicação deste treinamento, algumas alterações podem se tornar sinais de alerta.

29 Mar 2022 - 10h26 | Atualizado em 29 Mar 2022 - 10h26
Treinamento físico e suas alterações no corpo Lorena Bueri

A atividade física promove alguns benefícios ao corpo, como o aumento de massa muscular, melhora no fôlego e perda de gordura; são objetivos de longo prazo que muitos almejam atingir. Contudo, algumas alterações agudas no organismo podem ser um sinal de alerta, como veias saltadas após um exercício ou ficar muito vermelho durante uma corrida.

Mais à frente, vamos situar alguns desses sinais que podem ser um sinal de alerta para a sua saúde:

  1. Veias Saltadas

Exercícios de musculação, por exemplo, exigem muito esforço, gerando uma concentração de sangue para os músculos, para assegurar energia durante o movimento. Durante o exercício, eles incham, mas o comum é desinchar um pouco após o treino, e, caso as veias persistam dilatas por um longo período, sinaliza que o processo do fluxo de sangue não está ocorrendo de maneira natural.


Vermelhidão durante treinamento é uma reação fisiológica (Foto: Reprodução/iStock)


  1. Vermelhidão

A vermelhidão é provocada pelo aumento do fluxo sanguíneo, deixando uma parte do corpo vermelha, e isso ocorre devido a capacidade do corpo em liberar calor do organismo para controlar a temperatura corporal. Essa reação é fisiológica e comum, desaparecendo logo após o treino.

  1. Coceira

Esse sintoma pode ser provocado por uma reação alérgica ao tecido da roupa ou até mesmo ao próprio suor. Contudo, a cirurgiã vascular Aline Lamaita explica: "Mas, geralmente, a vontade de coçar a pele durante ou após o exercício ocorre por conta do aumento da vascularização muscular e da maior produção de histamina no organismo, substância liberada quando temos um quadro alérgico e que é responsável pela coceira".

  1. Dor de cabeça, tontura ou mal-estar

Esses sintomas não são esperados durante um treinamento, ocorrendo, geralmente, quando há uma grande intensidade de treino – chegando perto do limite que o corpo do indivíduo consegue suportar. Sentir dor de cabeça pode estar ligado a desidratação, onde não há reposição correta dos líquidos durante o treino.

 

Foto destaque: Veias saltadas podem ser um sinal de alerta. Reprodução/iStock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo