Saúde

Transtornos de aprendizagem que a volta às aulas mostraram

O ensino remoto fez com que alunos apresentassem dificuldades no aprendizado, e perdessem habilidades que construíram ao longo de uma vida. De acordo com a Unicef, cerca de 1,3 bilhões de crianças tiveram aulas suspensas por longos períodos

15 Mar 2022 - 17h50 | Atualizado em 15 Mar 2022 - 17h50
Transtornos de aprendizagem que a volta às aulas mostraram Lorena Bueri

Com todo esse cenário pós-pandemia, crianças chamaram a atenção dos especialistas com esse problema que requer ajuda profissional. As aulas em todo o mundo precisaram ficar em modelo híbrido, por conta da alta contaminação da Covid-19, causada por aglomerações. O ensino remoto fez com que alunos apresentassem dificuldades no aprendizado, e perdessem habilidades que construíram ao longo de uma vida.

De acordo com a Unicef, cerca de 1,3 bilhões de crianças e adolescentes tiveram perdas na educação, causadas pela suspensão das aulas, pelo alto risco de contágio, que teriam juntos em uma sala de aula.

Confira alguma tipos de transtornos de aprendizagem que se você tem, precisa buscar ajuda profissional para retornar a uma vida confortável novamente: 

- Disostografia: Faz com que seja apresentado repetidos erros na escrita, e dificuldade na construção de um texto.

- Dislexia: Distúrbio que dificulta a aprendizagem, principalmente a escrita e leitura.

- Discalculia: Dificuldade em avaliar, e fazer atividades básicas que tem matemática envolvida.


Criança com dificuldade de aprendizagem. (Foto: Reprodução/Acredita-Psicologia.)


Diante de tudo isso, alguns transtornos foram apresentados, como o (TEAP), transtorno específico de aprendizagem, um problema que inibe a capacidade do cérebro de processar informações recebidas, e é estimado que cerca de 10 milhões de brasileiros convivam com esse problema. E isso se dá por diversas causas, incluindo questões familiares, emocionais, alimentação inadequada para idade, e pelo ambiente caótico que estão inseridas, como a pandemia apresentou. 

Existem alguns sinais pontuais que aparecem quando existe a dificuldade no aprendizado, tais como:

- Dificuldade para compreender e realizar tarefas;

- Lentidão ou dificuldade de raciocínio acentuada;

- Baixo desempenho escolar e notas baixas;

- Dificuldade na escrita, seja ela ao ler, escrever ou soletrar;

- Dificuldades de coordenação, concentração e memória;

- Dificuldade em matemática;

- Ansiedade, agitação ou irritabilidade excessivos;

- Falta de confiança e frustração.

 

Foto Destaque: Criança com dificuldade de aprendizagem. Reprodução/NeurologistaInfantil.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo