Beleza

Toxina Botulínica: muito mais que um tratamento de rugas

Além de ser usada no tratamento e prevenção de rugas, a substância ajuda a diminuir a sudorese, tratando a hiperidrose, além de fechar os poros, diminuindo a oleosidade de espinhas.

25 Nov 2022 - 15h30 | Atualizado em 25 Nov 2022 - 15h30
Toxina Botulínica: muito mais que um tratamento de rugas Lorena Bueri

O aumento da procura por tratamentos estéticos permitiu o desenvolvimento de diferentes tratamentos para retardar o envelhecimento, e a combinação de várias técnicas se tornou a melhor forma de se conseguir uma pele bonita e jovem. Um dos procedimentos mais realizados nos últimos tempos é o uso da Toxina Botulínica. Na década de 90 foram realizados os primeiros trabalhos científicos para o uso estético, desde então, sua aplicação para tratamento das rugas de expressão se tornou popular e utilizada em todo o mundo. Porém, neste cenário, a toxina botulínica já era utilizada para tratamentos em pacientes com doenças musculares como: distonias e paralisia cerebral, tendo assim uma percepção que essa substância neuromoduladora poderia ter ações amplas e variadas.

O procedimento tem por objetivo tratar e, principalmente, prevenir as rugas de expressão como rugas da testa e do cenho (glabela), pés de galinha, correção do sorriso gengival, rugas periorais. “A toxina botulínica age na ruga dinâmica, ou seja, naquela ruga que aparece durante a contração dos músculos da mímica facial. Ela apresenta pouco ou nenhum efeito sobre as rugas de repouso, ou seja, aquelas já visíveis mesmo na ausência de contração dos músculos da mímica facial”, explica a dermatologista, Dra. Denise Steiner.


Toxina Botulínica: Muito mais que um tratamento de rugas(Foto:Reprodução/Pinterest)


A recomendação para o começo do uso da substância é a partir dos 30 anos, para prevenção das rugas de repouso, ao tratar as rugas dinâmicas. A aplicação é feita através da injeção da toxina diretamente no músculo a ser tratado. “O efeito começa a ser percebido cerca de 48horas após a aplicação e 15 dias depois tem o resultado final que dura de 4 a 6 meses, período em que a acetilcolina gradativamente volta a agir na placa neuromuscular”, relata Denise. “Em relação à pele, a toxina botulínica pode também diminuir a sudorese, tratando a hiperidrose, além de fechar os poros, diminuindo a oleosidade e espinhas. Ela também melhora a evolução das cicatrizes e mais foi recentemente considerado um tratamento para a calvície, e até fechar os poros e diminuir a oleosidade e as espinhas. A toxina botulínica pode também ajudar no clareamento da pele, pois através da neuromodulação melhora o processo de melanogênese”, explica Dra. Denise.

É importante consultar um dermatologista e discutir sobre a indicação do procedimento, o resultado esperado, a duração dos efeitos e as contra indicações.

FotoDestaque:Toxina Botulínica: Muito mais que um tratamento de rugas:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo