Esportes

Torcedor dos Estados Unidos é detido por usar braçadeira arco-íris

A braçadeira não foi utilizada por nenhuma seleção até agora porque a FIFA proibiu o uso. Uma campanha que trata dos temas da "saúde, união e antidiscriminação" substituí as tradicionais manifestações em prol da minoria LGBTQIA+.

29 Nov 2022 - 19h25 | Atualizado em 29 Nov 2022 - 19h25
Torcedor dos Estados Unidos é detido por usar braçadeira arco-íris Lorena Bueri

Um torcedor dos Estados Unidos foi detido por usar uma braçadeira com as cores do arco-íris na Copa do Mundo do Catar. Ele estava na arquibancada da partida entre Irã e Estados Unidos, nesta terça, e foi retirado pela segurança do estádio Al Thumama.

As cores do arco-íris são um símbolo do movimento LGBTQIA+ , que é proibido no Catar. Essa não é a primeira ocorrência de torcedores barrados ou detidos nos estádios da Copa do Mundo. O aviso já tinha sido dado pelo país sede. A prisão do torcedor acontece no dia seguinte após outro fã invadir o campo com uma bandeira arco-íris na partida entre Portugal e Uruguai.

"As seleções europeias se organizaram para seus capitães usarem a braçadeira arco-íris em forma de protesto. No entanto a iniciativa chamada de "One Love" foi proibida pela FIFA", lembra matéria publicada pela redação do Globo Esporte no G1.


Braçadeira que jogadores ingleses iriam utilizar (Foto: Reprodução/Site FIFA)


A braçadeira não foi utilizada por nenhuma seleção até agora. Apesar de proibir o protesto a favor do movimento, a FIFA criou uma campanha que trata dos temas da "saúde, união e antidiscriminação" e que também reúne diversas mensagens sociais.

"As bandeiras nas cores do arco-íris estão sendo confiscadas dos torcedores durante a Copa do Mundo no Catar. Essa medida não é uma forma de censura, mas, sim, com o objetivo de protegê-los de serem atacados por cataris que promovem a violação dos direitos LGBTQIA+", confirmou o líder sênior que supervisiona a segurança do torneio em uma reportagem à agência de notícias Associated Press (AP) em abril de 2022.

O seu nome é Al Ansari (diretor do Departamento de Cooperação Internacional e presidente do Comitê Nacional de Contraterrorismo do Ministério do Interior) onde discutiu o planejamento da Copa do Mundo com a agência de notícias AP poucos dias antes da realização do sorteio da Copa.

 

Foto Destaque: Um outro torcedor invadiu o campo de jogo na partida entre Portugal e Uruguai realizada na segunda-feira (28). Reprodução/Instagram/@lgbtnobrasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo