Música

Top5daLorena: os gêneros musicais mais tocados no Brasil

Saiba quais são os cinco estilos musicais mais ouvidos no rádio do Brasil! Confira.

05 Nov 2020 - 22h35 | Atualizado em 05 Nov 2020 - 22h35
Top5daLorena: os gêneros musicais mais tocados no Brasil Lorena Bueri

Demorou, mas chegou! Não é final de semana e nem feriado, mas o Top5daLorena desta semana está no ar. Na semana passada sentimos o clima de Halloween e lançamos as cinco músicas mais aterrorizantes. Contudo, hoje temos algo mais "light" para apresentar, com um conteúdo sem sustos e frases diabólicas. 

Presente nos nossos dias, não se pode negar que o rádio e os canais de áudio ainda possuem grande impacto em nossas vidas, seja na internet, na rua ou até com o som alto do vizinho, bombardeando os nossos ouvidos de todos os lados. Nele, você pode encontrar estilos variados. Desde os hits internacionais mais famosos até os nacionais que grudam na cabeça da galera, o meio radiofônico segue sendo importante no dia a dia agitado. Assim, você pode fazer aquela faxina em casa enquanto ouve a sua canção favorita. 

Pensando nisso, separamos aqui os cinco principais gêneros que fazem sucesso no rádio do Brasil. Vale frisar que os dados são da Kantar Ibope Media em parceria com a CROWLEY, em pesquisa realizada em dezembro de 2017. No levantamento, ficaram registrados cerca de 127 bilhões de impactos sonoros individuais. Ou seja, para cada vez que você sintonizou em um veículo de rádio, ficou registrado como um impacto. Dito isso, separamos uma lista especial. E nela tem para todos os gostos: dos solos de guitarra do rock até o "choro" da sanfona do sertanejo. Vamos lá! 

Leia mais: Top5daLorena: as músicas mais aterrorizantes para o Halloween

5 - Rock 

Com 7% dos 127 bilhões de impactos sonoros individuais, a quinta colocação da nossa lista fica com o rock. Sendo um gênero musical que faz sucesso mundialmente, ele dá ritmo a estilos de vida de milhares de pessoas. Seja na maneira de se vestir, de se comportar e até na formação de ideias e padrões sociais, o rock é um importante fragmento da nossa sociedade. Não precisa ir longe para perceber que Linkin Park, Nirvana, Metallica e tantos outros artistas moldaram e influenciaram jovens e adultos em décadas e mais décadas. 

Além do espaço para artistas internacionais, os nacionais também possuem muita força no mercado musical, como Legião Urbana, Capital Inicial e tantos outros. Ainda mais, alguns veículos de rádio como JB FM e Rádio Cidade costumam dar mais espaço para este gênero, principalmente por terem um consumidor que se enquadra com este gosto musical. 


Linkin Park é uma das bandas de rock mais ouvidas no rádio do Brasil. (Foto: Reprodução/James Minchin)


 

4 - Gospel

Com um público específico, que tem padrões de vida estabelecidos com base em crenças, o gênero gospel é um dos mais ouvidos do país, tendo 8% de impactos. Assim, foram cerca de 9 bilhões de vezes que uma música deste estilo foi ouvida pelo menos uma vez. Segundo dados de 2017, em estudo do demógrafo José Eustáquio Alves, professor aposentado da Escola Nacional de Ciências Estátisticas do IBGE, há cerca de 22 milhões de evangélicos no Brasil.

Além disso, neste mesmo levantamento, ele fala que a partir de 2032 o protestantismo terá em torno de 90 milhões de seguidores, se tornando a religião com mais adeptos do país.

Dessa forma, com um público imenso e com tanto potencial de consumo, o estilo tem muita força no rádio. Atualmente, um dos veículos com maior audiência do Brasil é a Melodia FM, do Rio de Janeiro, onde o ex-deputado federal Eduardo Cunha já foi radialista. Como cantores bem influentes, podemos citar: Aline Barros, Fernanda Brum, Regis Danese, Cassiane, Fernandinho etc. 


Aline Barros é a cantora gospel mais conhecida do Brasil. (Foto: Reprodução/TV Globo)


 

3 - Pagode 

Com 9%, o pagode aparece na terceira posição do Top5daLorenaMuito tocado em veículos radiofônicos como Mix FM, FM O Dia, Rádio Gazeta FM etc, este gênero musical faz parte ativamente da vida das pessoas do Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente. Contudo, o bom "pagodinho" vem ganhando força a cada dia mais em todo Brasil, não podendo faltar no barzinho e naquelas reuniões com um churrasquinho em família. 

Aliás, graças ao rádio é que carreiras de cantores como Péricles, Belo, Zeca Pagodinho, Thiaguinho, Ferrugem, Arlindo Cruz e tantos outros ganharam visibilidade nacional, transformando-se em artistas reconhecidos pelo público e outras mídias.


Péricles é um dos principais artistas de pagode da atualidade (Foto: Reprodução/Mariana Pekin/UOL)


 

2 - Pop 

Michael Jackson, Madonna, Lady Gaga, Ariana Grande, Billie Eilish; mas também tem de casa como Pablo Vittar, Anitta etc. Com 25% de impactos sonoros e alcançando milhões de ouvintes em todo o país nas ondas do rádio fm, o pop é uma febre há décadas e está em segundo lugar na nossa lista. Assim como o rock, este é um estilo musical que tem um alto poder de influenciar o modo de vida de muitas pessoas em todo o mundo. Aqui no Brasil, ele está na grade de programação de praticamente todos os veículos de rádio. 

Apesar de ter muito mais força na TV e também nas plataformas digitais como Youtube e Spotify, o pop tem na diversidade de artistas, letras e batidas o seu grande diferencial dos outros gostos musicais. 


Lady Gaga é uma das grandes representantes do pop. (Foto: Reprodução/Instagram @ladygaga)


 

1 - Sertanejo

Na rua, em casa, o vizinho e, assim, não poderia ser diferente no rádio, né? O sertanejo, sem dúvidas nenhuma, é o mais tocado, acessado e ouvido em todo o Brasil. Com base no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), das 15 músicas mais tocadas em veículos radiofônicos no Brasil, em torno 10 a 13 são de cantores do estilo músical sertanejo. Não atoa, a composição Liberdade Provisória, de Henrique e Juliano, foi disparadamente a mais ouvida no período de quarentena, entre abril e julho deste ano. 

Outro dado interessante, e também segundo o levantamento da Kantar Ibope Media, metade dos singles que estão no Top 100 pertencem ao gênero sertanejo. Além disso, 12 dessas 50 são cantadas por mulheres e já foram ouvidas seis bilhões de vezes apenas em 2017.


Liberdade Provisória, de Henrique e Juliano, é a mais ouvida. (Foto: Reprodução/ Instagram @HenriqueeJuliano)


 

(Foto Destaque: Top5daLorena: os gêneros musicais mais ouvidos no rádio do Brasil. Reprodução/ YouTube @Maiara e Maraisa )

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo