Notícias

Tocantins registra 73 casos suspeitos de varíola dos macacos

Casos suspeitos seguem em isolamento e o governo segue com o protocolo de uso de máscaras e álcool em gel para evitar uma contaminação em massa entre a população.

28 Dez 2022 - 14h20 | Atualizado em 28 Dez 2022 - 14h20
Tocantins registra 73 casos suspeitos de varíola dos macacos  Lorena Bueri

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde – SES TO, divulgado na última segunda-feira, pós-feriado de natal, 243 casos de Monkeypox (varíola dos macacos) foram notificados, destes 12 foram confirmados e 73 estão em suspeita. Todos os casos confirmados já foram tratados e curados.

Segundo o último censo, realizado em 2021, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o estado do Tocantins possui 139 municípios e 1.607.363  habitantes.

De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), até 24 de dezembro de 2022:

34 municípios possuem notificações da doença, sendo que:

- Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Augustinópolis, Barrolandia, Buriti do Tocantins, Combinado, Conceição dos Tocantins, Cristalândia, Colméia, Dois Irmãos do Tocantins, Lagoa da Confusão, Nazaré, Palmeirante, Pium, São Miguel do Tocantins, Rio Sono, Recursolândia e Silvanopolis – Aparecem com 1 caso notificado cada.

- Ananás, Arraias, Miranorte, Paranã, Tocantinópolis, Itapiratins, Rio dos Bois – aparecem com 2 casos notificados cada.

- Colinas do Tocantins, Gurupi, Mateiros, Miracema do Tocantins – aparecem com 4 casos notificados cada.

- Guaraí aparece com 7 casos notificados; Seguido de Porto nacional com 11 notificações da doença e Paraíso dos Tocantins com 12 notificações.

- Os municípios que tiveram o maior número de notificações foram Araguaína, segundo município mais populoso, com 31 notificações da doença e Palmas, a capital do estado e município mais populoso, que aparece com 134 notificações de monkeypox.

Destas notificações, o município, Araguaína confirmou 2 casos e possui 12 suspeitos; Miracema do Tocantins confirmou 2 e segue com um caso suspeito. Paraíso do Tocantins e Nazaré confirmaram um caso e não possuem casos suspeitos e a Capital do estado possui 6 dos casos confirmados, junto de 43 em monitoramento.

Todos os casos confirmados foram curados.

As demais cidades que possuem casos notificados em observação são:

 

Municípios

Casos suspeitos

Ananás

1

Aparecida do Rio Negro

1

Aragominas

1

Augustinópolis

1

Barrolandia

1

Buriti do Tocantins

1

Guaraí

4

Mateiros

2

Pium

1

Porto Nacional

2

Itapiratins

1

Recursolândia

1

 

A Secretaria de Saúde informa que as amostras dos pacientes em investigações são analisadas a cada 10 dias, pelo Laboratório Central de Saúde do Estado do Tocantins (LACEN-TO).

O Estado possui um plano de contingência que oferece orientações gerais a respeito da doença e pode ser acessado clicando aqui.


Plano de Contingência do Estado de Tocantins. (Foto: Reprodução/ Secretaria de Saúde do Estado de Tocantins)


Informações Ministério da Saúde


Estágios da doença varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox. (Foto: Reprodução/UFRGS)


A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

A erupção na pele passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. A diferença na aparência com a varicela ou com a sífilis é a evolução uniforme das lesões.

 

Foto Destaque: Boletim semanal Monkeypox. Atualização dos casos de varíola dos macacos TO. Reprodução/Secretaria de Estado de Saúde - TO. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo