Notícias

Tiktok informa ter removido mais de 10 mil conteúdos após atos golpistas

A rede social informou a exclusão de conteúdos fazendo alusão ao dia 8 de janeiro. O uso de redes sociais para divulgação de fake news é um dos males da globalização.

16 Fev 2023 - 09h30 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 09h30
Tiktok informa ter removido mais de 10 mil conteúdos após atos golpistas Lorena Bueri

As redes sociais são importante ferramente para proliferação de memes, desafios, notícias, dentre outros. No entanto a internet também pode ser utilizada para divulgação de coisas negativas como fake news e demais atos contra a democracia. 

Com a divulgação de links  (que até o momento totalizam cinco), a rede social TikTok informou nessa última quarta feira que recebeu duas ordens judiciais do STF para remoção dos links em questão. Devido a tal ocorrência aliado ao cenário dos atos golpistas do mês passado, o TikTok também informou que removeu cerca de impressionantes 10 mil conteúdos golpistas relacionados aos atos anti democráticos do dia 8 de janeiro. Antes do período com os atos de janeiro, na reta final de 2022 (quando havia a disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro) cerca de 66.020 vídeos foram removidos do período de 16 de agosto a 31 de dezembro.



Uso de redes sociais para disseminação de atos golpistas teve consequências em uma das redes sociais mais badaladas atualmente. (Foto: Reprodução de internet/UFJF)


A rede social, que é uma das principais do momento (junto com o Twitter, o Whatsapp e Instagram) e teve rápida ascensão e popularidade entre os mais jovens nos últimos anos, o Tiktok fez questão de ressaltar a remoção das 10 mil conteúdos golpistas e sem dar muitos detalhes salientou que o conteúdo das mensagens eram de: mensagens que violaram sua política de extremismo violento (cerca de 1.304 vídeos), conteúdos que violam sua política de "desinformação com riscos de danos no mundo real (cerca de 5.519 vídeos), conteúdos que violaram sua regra de desinformação sobre eleição (cerca 3.614 vídeos).  Um adendo consta que mais de 5.500 publicações tinham mensagens “desinformação com riscos de danos no mundo real”, ou seja: fake news.

A rede ainda informou que recebeu ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) para exclusão de cinco links. O Supremo por sua vez não confirmou a informação e deixou claro que quaisquer informações do tipo devem ser feita diretamente com essa e qualquer outra rede social que remover ou tomar alguma ação mediante qualquer determinação.

 

Foto Destaque: sucesso entre adolescentes, TikTok anunciou limpeza de conteúdos com alusão aos atos golpistas de janeiro. (Foto: reprodução/adnews)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo