Tech

TikTok pode ser banido dos Estados Unidos

Essa não é a primeira vez que o TikTok é ameaçado pelos Estados Unidos. Durante o governo de Trump, o aplicativo também enfrentou ameaças de banimento.

17 Mar 2023 - 11h20 | Atualizado em 17 Mar 2023 - 11h20
TikTok pode ser banido dos Estados Unidos Lorena Bueri

O uso do TikTok está ameaçado nos Estados Unidos (EUA). Na última quinta-feira (16), o governo dos Estados Unidos anunciou que deseja banir o TikTok, aplicativo que permite a criação e o compartilhamento de pequenos vídeos.  As ameaças feitas pelo governo americano se devem ao fato do aplicativo pertencer ao grupo chines ByteDance. De acordo com o portal de notícias do G1, o aplicativo possui cerca de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos.

Sob alegação de violação de dados dos usuários, o governo americano pede que o grupo chinês venda suas ações. A ByteDance afirmou que a maioria de suas ações são de propriedade de investidores globais (60%), 20% de funcionários e 20% de seus fundadores. Segundo o G1, a porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, disse à Reuters que o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos, liderado pelo Tesouro dos EUA, entrou em contato e exigiu que o aplicativo se desligasse da China, ou seria banido do país. 


Governo americano alega vazamento de dados por parte do Tiktok para governo Chinês. (Foto: Reprodução/Mike Blake/REUTERS)


A porta-voz afirmou também que se o país está interessado em proteger os dados dos usuários americanos, cabe ao país criar mecanismos de “proteção transparente”. Ela acrescentou que as ameaças são "desnecessárias", pois não resolvem as preocupações de segurança nacional do país.

Em resposta às alegações feitas pelo governo americano, Ministério das Relações Exteriores da China exigiu que comprovasse as violações de dados por parte dos chineses, mostrando assim a necessidade de banir o TikTok.  Até o momento, de acordo com o G1, o governo Biden não se pronunciou. 

Essa não é a primeira vez que o TikTok é ameaçado pelos Estados Unidos. Durante o governo de Trump, em 2020, o aplicativo também enfrentou ameaças de banimento, no entanto, a medida foi desaprovada pelo tribunal. As ameaças, contra o aplicativo, voltaram uma semana depois do Senado discutir projeto de lei que dá poder a Biden decidir sobre riscos à segurança nacional relacionados a empresas estrangeiras. 

Segundo o G1, o executivo-chefe do TikTok, Shou Zi Chew, irá nas próximas semanas testemunhar perante o Congresso americano para discutir a questão da segurança do país.

 

Foto destaque:  Logo do TikTok na tela de celular tendo como plano de fundo a bandeira dos Estados Unidos. Reprodução/Veja.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo