Tech

TikTok lucra com refugiados sírios pedindo doações em transmissões ao vivo

Em investigação feita pela BBC, descobriu-se que a rede social arrecada maior parte dos valores captados nas lives de sírios pedindo doações em campos de refugiados.

13 Out 2022 - 21h50 | Atualizado em 13 Out 2022 - 21h50
TikTok lucra com refugiados sírios pedindo doações em transmissões ao vivo Lorena Bueri

Com poucas formas de fazer dinheiro e vivendo em situações desesperadoras, as famílias em campo de refugiados sírios estão usando o TikTok para implorar por doações em lives todos os dias. Entretanto, segundo investigação da BBC, a rede social fica com até 70% das quantias arrecadadas pelas transmissões ao vivo.


Transmissão ao vivo no TikTok de refugiados sírios pedindo doações. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Nas livestreams, durante toda a transmissão, crianças ficam horas pedindo por donativos na forma de presentes digitais que valem dinheiro. O departamento britânico descobriu que existem lives captando até US$ 1.000, equivalente à R$ 5.300, mas por causa da alta comissão por parte do TikTok, as famílias recebem apenas 30% desse valor.

A investigação da BBC acompanhou 30 contas por cinco meses nos campos de refugiados do norte da Síria. Durante um dos testes feitos pela produção, no qual foram enviados presentes no valor de £110 via TikTok, foi possível concluir que ao final da transmissão o saldo da conta síria era de apenas £34.


Família acompanhada pela investigação da BBC, pedindo doações em live no TikTok. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Como se não bastasse a comissão da própria plataforma, ainda era retirado 35% da arrecadação para os intermediários da rede social que fornecem os aparelhos para as famílias nos campos de refugiados, além de perder 10% de taxa ao levantar o dinheiro. O TikTok informou que tomaria medidas imediatas contra a "mendicânica exploratória", dizendo que esse tipo de conteúdo não é permitido na plataforma.

Entretanto, o TikTok se recusou a confirmar o percentual exato das comissões que arrecadam com as lives, embora tenha dito que sua taxa sobre os presentes são significativamente menores que 70%, como mostrado pela reportagem da BBC. No primeiro momento, a empresa baniu as contas apresentadas pela investigação.

A BBC informou que abordou várias instituições de caridade a trabalhar na Síria, que apoiam as pessoas nos campos de refugiados, para apresentar às famílias outro caminho além de ganhar dinheiro com as transmissões ao vivo pelo TikTok, assim ajudando as crianças a encontrar escolas e cobrindo suas despesas educacionais através da instituição da Takaful Alsham.

Foto destaque: Transmissões ao vivo pedindo doações crescem no TikTok. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo