Tech

TikTok e Instagram disputam atenção das marcas e criadores

Os vídeos curtos são a nova forma dos criadores de conteúdo conseguirem receitas com publicidade. Em pequisas, as redes sociais Instagram e TikTok se divergem.

13 Set 2022 - 12h06 | Atualizado em 13 Set 2022 - 12h06
TikTok e Instagram disputam atenção das marcas e criadores Lorena Bueri

A nova tendência nas redes sociais são os vídeos curtos, as duas plataformas que vêm se beneficiando com essa nova função são o Instagram e o TikTok. Com isso uma certa concorrência entre as duas com a  preferência de marcas e influenciadores vem aumentando. Atualmente esses vídeos curtos são responsáveis pela geração de receitas com publicidade dos influenciadores. 

Os profissionais de marketing afirmam que a Meta lidera em atratividade sendo preferência de 84,7%. O TikTok fica em segundo lugar com 11,1% de preferência pelas marcas e em terceiro o Kwai com 3,5% e Youtube Shorts com 0,6%. 

Agora, na escolha dos criadores de conteúdo, o TikTik lidera com 56,7% da preferência. O segundo lugar fica para o Instagram com 36,6%. O Kwai e o Youtube Shorts se mantêm em terceiro com 3,5% e  3,1% respectivamente. A pesquisa tem o intuito de mapear o cenário do uso de vídeos curtos no Brasil, devido ao aumento da demanda e o foco de diversas plataformas nesse formato.


Vídeo Curto (Reprodução/Instagram)


Mari Galindo, cofundadora da Nice House, uma plataforma de mídia e entretenimento para a Geração Z, explica  “Enquanto o TikTok tem atraído um público criador de conteúdo é focado em patrocínio de meios que conversam com as marcas, o Instagram tem lançado junto aos seus produtos de mídia, consultoria com creators e também trouxe o Creators Funds para o Brasil, para que criadores sejam remunerados pelos conteúdos que publicam no Reels. Entendo que o mercado é grande o suficiente para que os dois existam, mas tenho esperança que o criador de conteúdo seja cada vez mais valorizado pelas plataformas”

Para a cofundadora e CCO da Youpix, Bia Granja, o mercado do entretenimento é amplo o  suficiente para acomodar as duas marcas. Segundo ela, sempre haverá espaço para para uma plataforma mudar para não deixar de existir, mas não precisam ser iguais.

Os temas em alta nas plataformas são o Humor, que predomina como conteúdo sendo o principal de 27,8% dos criadores, seguido por Lifestyle com 24,2%, Moda, 13,8% e Entretenimento, 8,9%. No entanto, o que mais predomina no conteúdo em vídeo são as dancinhas, escolhida por 29,5% dos usuários, em segundo os tutoriais educativos  e em terceiro, com 19,2%, os assuntos que estiverem em alta no momento.

 

 

 

 

Foto Destaque: Instagram. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo