Tech

TikTok ameaça reinado do YouTube, segundo especialistas

Plataforma para criação e divulgação de vídeos curtos, TikTok, atrai cada vez mais criadores de conteúdo que, por consequência, atraem novos usuários. Analistas da eMarketer, apontam como forte concorrência para o YouTube

12 Mar 2022 - 11h21 | Atualizado em 12 Mar 2022 - 11h21
TikTok ameaça reinado do YouTube, segundo especialistas Lorena Bueri

Segundo a eMarketer, empresa especializada em pesquisa de mercado com base em tendências do marketing digital, comércio e mídia sociais, a classificação de relevância do Youtube vem reduzindo ao longo do seu império no mundo das redes sociais. A plataforma que nos últimos 17 anos vem liderando as frentes das mídias sociais, vê seu reinado ser ameaçado.

Para a empresa de consultoria, eMarketer, a ameaça parte especificamente da rede social TikTok, aplicativo para criar e divulgar vídeos pequenos. A concorrente vem atraindo e captando cada vez mais novos usuários para a sua rede e com isso, aumentando sua audiência por meio dos novos criadores de conteúdos que também são conquistados pela plataforma.


Criadores de conteúdo na plataforma TikTok. (Foto: Reprodução/Meio e Mensagem)


Após análise dos especialistas, a pesquisa apresentou que, “Mais de dois terços da população dos EUA e mais de três quartos dos usuários da internet visitaram o YouTube mensalmente em 2021. Além disso, todo mês, mais pessoas assistiram vídeos na plataforma no ano passado do que usaram o Facebook (225,8 milhões em comparação com 179,1 milhões, respectivamente). Mas o aumento na visualização de vídeos em outras plataformas sociais – principalmente TikTok – está consumindo o domínio do YouTube. Com mais locais exibindo vídeos, a atenção do usuário está começando a se dividir”.

Entretanto, para os analistas, os dados não devem preocupar a gigante Youtube. O desenvolvimento e amplitude da concorrente TikTok ainda não apresenta relevância ao ponto de tomar ou causar uma forte modificação na influência e autoridade construída pelo Youtube ao longo destes 17 anos, visto que, apensar da ascendência da rival, ela ainda está atrás no que diz respeito ao número de usuários cadastrados.

 “O YouTube terá mais do dobro de usuários mensais do TikTok este ano (230,6 milhões em comparação com 90,6 milhões, respectitvamente). Mais da metade das crianças de até 11 anos, essencialmente a Geração Alfa, usará o YouTube este ano, em comparação com apenas 4,6% no TikTok. ”


TikTok vs YouTube, disputa por liderança na audiência das mídias sociais. (Foto: Reprodução/Fhox)


Ainda segundo o relatório, no comparativo das gerações millennials, X e Baby Boomers, o Youtube tem uma grande vantagem. Para os millennails, os nascidos entre 1981 e 1995 o Yuotube possuirá duas vezes mais a entrada de usuários, em relação ao TikTok, só neste ano; entre a geração X, quatro vezes mais; e, para os da geração Baby Boomers, oito vezes mais.

Como conclusão, o relatório divulgou que, “Entre os adolescentes americanos de 12 a 17 anos, 87,6% usarão o YouTube mensalmente este ano, enquanto 65,3% usarão o TikTok, de acordo com nossas previsões. A penetração do YouTube está atingindo um teto, enquanto a do TikTok ainda está crescendo rapidamente. O YouTube aumentará apenas 1,5 ponto percentual este ano em comparação com 2020, enquanto o TikTok aumentará mais de 13 pontos (de 51,7%). Em 2025, haverá 24,2 milhões de usuários do TikTok nos EUA com idades entre 18 e 24 anos e 26,6 milhões de usuários do YouTube nos EUA”.

 

(Foto destaque: TikTok vs YouTube, em smartphone. Reprodução/Whatagraph)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo