Tech

TikTok acusa União Europeia após o aplicativo ser proibido para funcionários

O TikTok afirmou que não foi informado, nem contatado por nenhuma das instituições sobre a proibição do aplicativo na União Europeia, entenda o caso.

25 Fev 2023 - 13h55 | Atualizado em 25 Fev 2023 - 13h55
TikTok acusa União Europeia após o aplicativo ser proibido para funcionários Lorena Bueri

Na última quinta-feira (23), todos os funcionários que atuam na Comissão Europeia receberam ordens para que excluíssem o TikTok. A proibição com as instruções foi enviada via e-mail, com o objetivo de evitar vazamento de dados confidenciais e aumentar a segurança cibernética do bloco.  Além disso, a equipe também foi obrigada a excluir o aplicativo em aparelhos celulares pessoais que tenham acesso a serviços corporativos.

Essa proibição aconteceu depois do aplicativo confessar que os dados de usuários podem ser acessados na sede do TikTok, localizada na China. Além da União Europeia, órgãos governamentais dos Estados Unidos também já baniram o uso do aplicativo em celulares oficiais.

O TikTok, por sua vez, acusou a União Europeia na última sexta-feira (24) de não comunicá-lo sobre a decisão do banimento. Segundo a rede social, eles não foram contatados por nenhuma das instituições antes das deliberações acerca da proibição.


TikTok acusa União Europeia de não comunicá-lo sobre o banimento da rede social no bloco. (Foto: Reprodução/Forbes)


Para a Reuters, a diretora de políticas públicas e relações governamentais do TikTok, Caroline Greer, afirmou que “estamos realmente operando sob uma nuvem. E há falta de transparência e há falta do devido processo. Francamente, seria de se esperar, você sabe, algum tipo de envolvimento neste assunto”.

Já a Comissão Europeia relatou que os executivos da União Europeia não precisam dar razões para as decisões tomadas no bloco. Em uma coletiva de imprensa, Thierry Breton afirmou que “suspender o uso do TikTok é uma decisão puramente interna por razões de segurança digital para proteger os dados e a equipe da Secretaria-Geral do Conselho (GSC). Como o GSC não tem relação contratual com o TikTok, não há obrigação de consultá-los ou informá-los”.

Caroline Greer destacou que o presidente-executivo do TikTok se encontrou com Breton em janeiro, e aparentava estar confuso e preocupado. “Ele sempre esteve muito disponível, sabe, respondendo à Comissão... Entramos em contato para uma reunião em qualquer formato que eles gostariam que acontecesse”, complementou. Outras instituições do bloco europeu farão suas próprias pesquisas antes de tomar qualquer decisão acerca do aplicativo.

Foto Destaque: TikTok. Reprodução/Veja 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo