Cinema/TV

The Walking Dead chega ao fim com recorde baixo de audiência

A clássica série americana chegou ao fim neste domingo (20). Depois de onze temporadas e muitas reviravoltas de audiência, a produção de Robert Kirkman bateu seu primeiro recorde desde 2021.

23 Nov 2022 - 16h30 | Atualizado em 23 Nov 2022 - 16h30
The Walking Dead chega ao fim com recorde baixo de audiência Lorena Bueri

Após longas onze temporadas, a série The Walking Dead chegou ao fim no último domingo (20). A produção baseada na série de quadrinhos de Robert Kirkman, e dirigida executivamente pelo mesmo, vinha passando por uma longa fase de baixa audiência, que parece ter sido convertida apenas no último episódio.

A série ganhou vida em 2010 pela AMC Studios, retratando uma realidade distópica e pós-apocalíptica em Georgia, nos Estados Unidos. Após o vazamento de um vírus letal, que mata e depois transforma as pessoas em mortos-vivos carnívoros, a sociedade americana começa a viver escondida nas margens da metrópole, com medo de morrer e lutando da forma necessária pela sua sobrevivência. O protagonista dessa história é Rick Grimes, um xerife que acorda no hospital sem saber sobre o apocalipse e a partir daí entra na saga de encontrar sua família.

The Walking Dead acompanha a história do grupo liderado por Rick, nos familiarizando com os lugares que eles passam e os conflitos internos dos personagens. Uma característica marcante da série, é não poupar recursos quando um personagem precisa morrer, a maioria das mortes acontece de forma brutal, chocando os fãs que acompanhavam tal personagem por anos. Devido a esse realismo, rapidamente a saga ganhou uma legião de fãs, que usavam camisetas personalizadas, compravam “action figure” dos personagens e até mesmo se preparavam para enfrentar um eventual apocalipse zumbi. 


Andrew Lincoln no desenvolver do personagen Rick Grimes (Foto: Reprodução/Daily Express)


Mas assim como outras séries de sucesso, tal qual Grey’s Anatomy e Supernatural, às vezes os contratos fazem a história se prolongar mais que o necessário, causando uma divisão de aprovação entre os fãs. Alguns alegaram que a partir da sexta temporada de The Walking Dead, o roteiro ficou cansativo e repetitivo, fazendo eles perderem a vontade de continuar acompanhando a série.

Como se não bastasse o roteiro, Andrew Lincoln (que interpreta Rick) abandonou a produção na nona temporada, deixando o protagonismo para os personagens secundários e desanimando ainda mais o fandon. Isso ficou evidente nos dados de audiência. Na quinta temporada, The Walking Dead chegou a bater 17,29 milhões de telespectadores, já nas últimas, ficou numa média de 5,35 milhões. Um contraste enorme. Nos últimos anos, esse número baixou ainda mais, considerando que o recorde de audiência desde 2021 foi no episódio final deste domingo, onde atingiu 2,27 milhões de telespectadores. Melhor que nos últimos anos, mas ainda muito abaixo à média da série. 


O spin-off, Fear The Walking Dead (Foto: Reprodução/UOL)


The Walking Dead ficou no ar durante doze anos, tempo o bastante para se consolidar uma base fiel de fãs, que vão perpetuar a memória da série durante as próximas gerações. Mas, além disso, a criação de Kirkman se tornou uma referência mundial quando se trata de filmes de zumbi. Apesar do fim da saga devido às baixas nos últimos anos, o escritor está desenvolvendo novos projetos que se passam no mesmo universo da história original, como Dead City e Fear The Walking Dead.

Foto destaque: The Walking Dead Season 11 (Foto: Reprodução/The Walking Dead BR)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo