Saúde

Testes trazem resultados positivos no tratamento do câncer

Resultados dos testes foram surpreendentemente positivos. A substância utilizada pelos pacientes, já é aprovada aqui no Brasil para o tratamento de câncer no endométrio.

3 min de leitura
11 Jun 2022 - 11h30 | Atualizado em 11 Jun 2022 - 11h30

Testes realizados com 12 pacientes de câncer trouxeram resultados surpreendentes. Um medicamento anteriormente aprovado pela Anvisa, fez com que o câncer desaparecesse em 100% dos testados. Durante a testagem, os pesquisadores aplicaram um anticorpo monoclonal - conhecido como dostarlimab -, nos pacientes. A aplicação foi local e o resultado positivo durou mais de um ano. Comumente, pessoas que tem câncer podem desenvolver novamente a doença dentro desse período, entretanto, não foi o caso dos participantes dessa pesquisa.

A publicação do estudo foi feita no New England Journal of Medicine no último domingo (5). Oncologistas debateram sobre o material na última edição do evento anual da Sociedade de Oncologia Clínica, encerrado na terça-feira (7).

Os pacientes testados foram submetidos a avaliação endoscópica, toque retal, biópsia e ressonância magnética após o tratamento. Não foi identificado em nenhum dos casos analisados, a presença de tumor.

Apesar dos excelentes resultados, a pesquisa possui alguns pontos de atenção, como a necessidade de fazer um acompanhamento a longo prazo a fim de saber se os tumores não ressurgirão ou se não aparecerão metástases em outras partes do corpo.  

Os testes duraram cerca de 6 meses. Dentro desse período, os pacientes tomaram medicamento intravenoso a cada três semanas. Já o acompanhamento pós teste durou aproximadamente um ano - nenhum paciente foi submetido à ressecção cirúrgica ou quimmiorradioterapia durante os 12 meses. 

Um dos autores do trabalho, o oncologista Luiz Diaz Jr. afirmou em entrevista ao The New York Times que a taxa de sucesso do estudo é atípica, e talvez seja o primeiro marco registrado na história de estudos contra o câncer. 


Câncer no endométrio (Foto: Reprodução/Movimento TJCC)


No Brasil, o dostarlimab - medicamento usado na pesquisa- é utilizado para tratar o câncer de endométrio. Não foram registrados testes contra outros tipos de tumores no país, embora a substância seja aprovada. Vale ressaltar que o medicamento não está disponível no SUS.

Foto destaque: Paciente com câncer. Reprodução/Centro de Oncologia do ABC

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo