Notícias

Testemunhas pró-Bolsonaro depõem em ação de inelegibilidade do TSE

No total, cinco pessoas devem depor nesta segunda-feira. A defesa do ex-presidente acredita que os novos depoentes podem ajudar a esclarecer os fatos

27 Mar 2023 - 16h50 | Atualizado em 27 Mar 2023 - 16h50
Testemunhas pró-Bolsonaro depõem em ação de inelegibilidade do TSE Lorena Bueri

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouve nesta segunda-feira (27) o depoimento das testemunhas de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma ação que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente. 

No total, cinco pessoas deverão falar: o deputado Filipe Barros (PL-PR), o ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), a comentarista Ana Paula Henkel e os jornalistas Augusto Nunes e Guilherme Fiuza. Os depoimentos serão feitos por videoconferência e de maneira presencial, a partir das 14h. O pedido para as oitivas foi feito pela defesa de Bolsonaro.

Na ação, o ex-presidente é investigado por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em decorrência da reunião de Bolsonaro com embaixadores, realizada em 18 de julho do ano passado. Na ocasião, o ex-presidente levantou suspeitas sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Os depoimentos foram autorizados pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, no domingo (19). Gonçalves ainda aprovou o pedido da defesa de Bolsonaro para ter acesso aos dados da investigação e da perícia feita pela Polícia Federal na “minuta do golpe”, apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento em questão previa a instauração de um Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral.


O ex-ministro Anderson Torres foi ouvido pelo TSE em 16 de março e chamou a "minuta do golpe" de "lixo" e "loucura" (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)


A defesa de Bolsonaro afirmou que os novos depoentes podem esclarecer os fatos relacionados ao processo.

Para os advogados do ex-presidente, o deputado Filipe Barros, relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, pode contribuir com informações. 

O depoimento dos jornalistas, por sua vez, foi solicitado porque eles “efetivamente participaram da entrevista realizada com Bolsonaro em 4 de agosto de 2021 e, por conseguinte, poderão contribuir com efetivos esclarecimentos sobre o contexto em que surgiu o interesse jornalístico sobre o tema versado no Inquérito Policial 1361/2018-4/DF, sobre as atitudes dos Investigados face aos fatos e sobre os bastidores do programa, não capturados, por óbvio, por meio de simples degravação”.

Foto Destaque: Reprodução/ Marcello Casal Jr

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo