Notícias

Terremotos na Turquia afetam brasileiros residentes no país

Com brasileiros em situação de desabrigados devido ao terremoto na Turquia, governo do Brasil precisa se reunir e traçar diretrizes para auxílio a seus nativos e também ao país turco.

07 Fev 2023 - 10h30 | Atualizado em 07 Fev 2023 - 10h30
Terremotos na Turquia afetam brasileiros residentes no país Lorena Bueri

Os abalos sísmicos que atingiram a Turquia e a Síria nessa segunda-feira (6) deixaram muitos brasileiros sem teto sobre suas cabeças. De acordo com Marcelo Viegas, conselheiro da Embaixada do Brasil em solo turco (onde os brasileiros ficaram desabrigados) foi o responsável pela informação de que muitos brasileiros estão desabrigados e necessitando de auxílio para retomarem suas vidas. Ainda que a situação seja ruim por si só, mortes ou feridos envolvendo brasileiros não foram informadas até o momento.

Tremores que chegaram a impressionantes 7,8 magnitude (de acordo com a Escala de Richter que mede a força e potência dos terremotos), mataram milhares de pessoas tanto em solo sírio quanto em solo turco. O altíssimo índice de destruição pode ser atribuído não só aos terremotos em si como também a localização onde a "falha" geográfica aconteceu (já que a Turquia fica localizada sobre a Placa de Anatólia, que tem duas grandes falhas -- a oriental e a setentrional) mas também as frágeis estruturas dos lugares e as medidas de segurança bastante flexíveis e pouco atentas a localização como um todo.


Tanto Turquia quanto Síria tem convivido com dias de terror e destruição em massa devido aos terremotos. (Foto: Reprodução de internet)


Todavia Viegas (que integra o setor consulado em Ancara) informou que cerca de 350 brasileiros estão registrados na região, número ainda
inferior ao números de nativos do Brasil em solo turco vinculado ao Consulado-Geral em Istambul, que cobre também Izmir. Ainda de acordo com Viegas, recursos já foram solicitados ao Itamaraty para ajudarem os brasileiros afetados pelos fortes e letais tremores.

Com todo caos assolando Turquia e Síria, mas com a ênfase dada pelo Brasil aos seus nativos, a A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil já tem se reunido para analisar como o novo governo pode ajudar os turcos, que por sua vez já tomaram ciência de um possível auxílio por parte dos brasileiros.

Foto Destaque: Medo, caos e destruição em massa assustam a todos na Turquia e na Síria. Brasileiros que vivem em solo turco estão desabrigados e necessitando de ajuda. (Foto: MEHMET EMIN MENGUARSLAN)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo