Notícias

Terremotos aterroziram países ao longo da costa América Latina

Países latinoamericanos conviveram com momentos de terror causados por terremotos nos últimos dias. Mortos e feridos foram registrados no Peru e no Equador.

19 Mar 2023 - 18h59 | Atualizado em 19 Mar 2023 - 18h59
Terremotos aterroziram países ao longo da costa América Latina  Lorena Bueri

Fortes terremotos causaram estragos pela América Latina nesse final de semana. Os tremores abalaram países como: Argentina, Chile, Equador, México e Peru.

Violentos tremores de terra foram sentidos ao longo da costa do Pacífico da América Latina, chegando a potente magnitude de 7,0 na escala Ritcher (responsável por medir a intensidade dos terremotos pelo mundo) em solo peruano na cidade de Tumbes e a 6,8 no Equador. Os equatorianos são quem mais sofreram danos até aqui, já que cerca de 14 pessoas perderam suas vidas e outras 440 ficaram feridas frutos dos abalos sísmicos ocorridos no último sábado enquanto que no Peru uma criança perdeu a vida.


O mapa do temido Círculo de Fogo do Pacífico, foco de grande parte da atividade tectônica do mundo. (Foto: Reprodução/Geografia Newton Almeida)


Um dia antes, na sexta-feira, o Peru já havia registrado abalos sísmicos: um na escala de 4,2 em Huarmey, na costa; e outro menor, de 3,5, em Caylloma. Outros país afetado além de Peru e Equador, a Argentina registrou tremores nas cidades de Mendoza (magnitude 5,0), em Catamarca (magnitude 3,0) e um último terremoto em San Juan (magnitude 2,6) enquanto que no Chile os estremecimentos de terra aterrorizaram seis cidades (com Arica sendo a mais afetada, já que a magnitude alcançou 4,0). Além dos países da América do Sul, o México também sentiu os fortes abalos: tremores foram sentidos em incríveis 18 pontos, sendo o mais forte (escala de 4,3) a 150 quilômetros da cidade San Jose Del Cabo.

As regiões onde ocorreram os tremores tem um fator em comum: todas ocorreram na costa oeste, onde as fronteiras marinhas dos países da América Latina são com o Oceano Pacífico. O maior oceano da terra (tendo aproximadamente duas vezes o tamanho do Oceano Atlântico) é conhecido pelo seu perigoso e temido "Círculo de Fogo" que é uma área marcada por grandes atividades sísmicas (além de terremotos, costumam ocorrer tsunamis e tem a alta presença de vulcões ao longo da região), por sua vez ocasionadas pelo movimento das placas tecnônicas que lá existem.

Foto Destaque: País com mais perdas de vidas devido aos abalos sísmicos na costa oeste da América Latina, Equador tenta calcular o tamanho do estrago em seu território. (Foto: Robert Puglla)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo