Notícias

Terremoto na Turquia causou a queda de produção de aço do país em fevereiro

A Indústria siderúrgica turca registrou queda de 28,9% na produção de aço bruto em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2022, afetado pelo forte terremoto que atingiu o país.

24 Mar 2023 - 09h30 | Atualizado em 24 Mar 2023 - 09h30
Terremoto na Turquia causou a queda de produção de aço do país em fevereiro Lorena Bueri

A produção de aço turca acabou fechando o mês em 2,1 milhões de toneladas, o país caiu para o 10° lugar no ranking de produtores. O impacto dos terremotos atingiu 11 províncias do país, envolvendo áreas de produção de aço e comprometendo a Infraestrutura rodoviária e portuária. 

O desastre que ocorreu no dia 6 de fevereiro também atingiu a Síria, deixando um rastro de mais de 50.000 mortos, também provocou distúrbios no mercado mundial de sucata de ferro e aço. A Turquia é o país que é o maior importador dessa matéria-prima para abastecer suas usinas.

Por conta disso, os preços de sucata ferrosa no mercado global, que tem os EUA como o maior exportador, têm caído. O Brasil, que é um exportador importante para Ásia, sentiu uma queda de até 10% nos preços, o que faz depender da entidade dos produtos.

Nesta quinta-feira (23) a Associação Mundial do Aço (WSA) informou que graças à China a produção de aço bruto acabou desacelerando em relação ao desempenho mensal negativo do ano passado. No mês de fevereiro foi registrada uma queda de 1% no volume do mês, em um parâmetro com o ano anterior, que ficou em 142,4 milhões de toneladas.


Desastre, que ocorreu em 6 de fevereiro e atingiu também a vizinha Síria, deixou um rastro de mais de 50 mil pessoas mortas (Foto:Reprodução/Hussein Malla/AP)


Com base em Bruxelas, Bélgica, a entidade informa que os números representam a produção de aço de 63 países que também enviam seus dados à WSA. Acumulando o ano todo, foi registrado um volume de 297,8 milhões de toneladas, com uma queda de 0,8%.

No país da China a produção é a maior produtora e consumidora de aço do mundo, mais de 50% do total global, a WSA estimou em 80,1 milhões de toneladas no mês passado, o que representa um aumento de 5,6% comparado a fevereiro de 2022.

As siderúrgicas chinesas no ano, teve um volume acumulado de aço bruto com a mesma base de comparação, também com uma alta de 5,6%.

Entre os outros países do ranking com os dez maiores produtores mundiais, só a Coreia do Sul e o Irã apresentaram crescimento de volume em fevereiro. Porém os países Índia, Japão, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Brasil e Turquia acabaram tendo desempenhos negativos.

De acordo com a WSA, o Brasil teve uma produção de 2,5 milhões de toneladas, o que acabou representando uma queda de 6,7% no mês em relação a fevereiro do ano passado. Fazendo um parâmetro entre 2022 e 2023, mostra uma queda de 5,8%. O volume que se acumulou em 2023 soma 5,3 milhões de toneladas.

Foto Destaque: Terremoto na Turquia atinge também a Síria e deixa um rastro de mais de 50 mil pessoas mortas (Foto:Reprodução/Ugur Yildirim/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo