Notícias

Terremoto mata mais de 1.000 pessoas no Afeganistão

Terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter deixou mais de 1.000 mortos, além de devastar aldeias em área montanhosa e remota no leste do Afeganistão. O abalo sísmico foi sentido na capital Cabul e governo fala de risco de desastre humanitário.

22 Jun 2022 - 16h32 | Atualizado em 22 Jun 2022 - 16h32
Terremoto mata mais de 1.000 pessoas no Afeganistão Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (22), um terremoto categoria 5,9 na escala tichter atingiu o Afeganistão e deixou mais de 1.000 mortos em área montanhosa ao leste do país. Segundo autoridades locais, ao menos 1.500 pessoas ficaram feridas.

O terremoto aconteceu durante a madrugada, por volta de 1h30, perto da fronteira com o Paquistão. De acordo com geológicos dos Estados Unidos, o temor ocorreu a 10 km de profundidade. Ele também foi sentido em Cabul capital do Afeganistão, e nos vizinhos, Índia e Paquistão, mas não foi registrado mortes nessas localidades.

Esse terremoto é considerado o segundo mais mortal da história do país, e isso devido à geografia (áreas montanhosas) e a infraestrutura precária dos vilarejos causado pelas guerras que persiste por décadas, é o principal motivo de haver tantas mortes com os tremores, já que os tremores não são considerados altos.

O número de mortos pode aumentar significativamente, pois os vilarejos afetados pelo terremoto são locais de difícil acesso — áreas remotas nas montanhas — dificultando o resgate.


Terremoto no Afeganistão deixa mais de mil mortos (Vídeo: Reprodução/Youtube)


O governo afegão fala em risco de desastre humanitário. O terremoto aconteceu no momento em que o país enfrenta uma grave crise econômica, desde que o talibã assumiu o poder em agosto do ano passado.

O vice porta-voz, Bilal Karimi, pediu ajuda de agências para que proporcionam assistência às vítimas, e dessa forma, seja evitado um desastre humanitário, pois muitas pessoas se encontrar presas nos destroços e várias casas foram destruídas.

As autoridades estão em operação resgate e enviaram helicópteros para alcançar os feridos e levar suprimentos e medicamentos.

O Afeganistão costuma ter muitos terremotos, pois a região em que está localizado possui diversas placas tectônicas ativas, e ainda é uma região com muitas falhas geológicas, algumas delas são: Chaman, Hari Rud, Badakhshan Central e a falha de Darvaz.

Em 1998, um terremoto com magnitude 6,6 deixou 5.000 mortos no nordeste do país e 1.500 feridos, causando destruição em várias aldeias.

 

Foto destaque: Destruição no Afeganistão. Reprodução/Veja.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo