Notícias

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Taiwan

Na manhã de terça-feira (11) — ainda segunda-feira no Brasil — um forte terremoto atingiu a ilha asiática de Taiwan, incluindo sua capital Taipé. Não houve registro de grandes danos.

10 Out 2022 - 22h15 | Atualizado em 10 Out 2022 - 22h15
Terremoto de magnitude 5,9 atinge Taiwan Lorena Bueri

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a cidade de Taipé, capital de Taiwan, nesta segunda-feira (10) — terça-feira no país asiático. O epicentro foi no mar, próximo de uma das áreas menos populosas do país e da China continental. De acordo com relatos dos habitantes à imprensa local, os abalos foram fortes e foram sentidos por toda a ilha.

No entanto, não houveram pessoas relatando grandes danos ao departamento de meteorologia do país. Os dados registrados pelos equipamentos do órgão que analisa os fenômenos naturais de Taiwan identificaram que o tremor teve uma profundidade de 17,9 km e pode ser sentido em todas as partes da ilha, menos no sul.

O país asiático fica perto da junção de duas placas tectônicas no Mar da China Meridional. Em 2016, Taiwan foi atingida por um terremoto que matou mais de 100 pessoas. Em 1999 um tremor ainda mais intenso e arrasador do que o registrado hoje. Com a magnitude de 7,3, mais de 2.000 mil pessoas morreram no abalo sísmico.



No domingo (09) — oficialmente no dia 10 de outubro — diversos diplomatas estrangeiros visitaram a ilha para celebrar junto dos governantes do país o Dia Nacional de Taiwan. Houve uma forte declaração do presidente do país, Tsai Ing-wen, principalmente quando declarou que a China, maior potência vizinha, deve respeitar a soberania da nação, a liberdade e a democracia.

A população taiwanesa foi surpreendida com esse terremoto após as festividades. Em setembro deste ano um tremor de magnitude 6,8, atingiu Yuli, condado de Hualien, e um dos efeitos dele foram prédios da capital sendo afetados. Apesar de a ilha não ter um reconhecimento internacional de sua independência da China, atualmente voltou ao cenário geopolítico internacional após uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que provocou uma reação indesejada por parte dos chineses.

Foto Destaque: Reprodução/Handout/Taitung Fire Bureau/AFP

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo