Notícias

Terremoto atinge México e causa risco de tsunami

Na manhã desta segunda-feira, dia 19 de setembro, pela terceira vez no mesmo dia, o México é surpreendido com um terremoto de magnitude 7.6, que causou risco de tsunami

19 Set 2022 - 21h28 | Atualizado em 19 Set 2022 - 21h28
Terremoto atinge México e causa risco de tsunami Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (19), um terremoto com magnitude de 7,6 abalou o México em sua costa oeste, balançando prédios e obrigando os moradores a irem para as ruas por segurança. 

De acordo com o Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos, existe a possibilidade de acontecer um tsunami perto da região costeira de Michoacán, no Oceano Pacífico, com ondas podendo chegar entre 1 e 3 metros, de acordo com o Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos.


Terremoto atinge o México. Reprodução: Twitter


O fenômeno abalou a região da costa oeste do México, no local de divisa entre dois estados, o de Michoacán e o de Colima. O tremor aconteceu por volta das 13 horas do horário local (por volta de 15 horas no horário de Brasília), em uma profundidade de mais ou menos 15 km. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou o ocorrido, e logo depois o serviço europeu registrou a mesma magnitude.  

Moradores da Cidade do México, local que fica a cerca de 440 km do epicentro do incidente, relataram que puderam sentir os prédios tremerem. Claudia Sheinbaum, Chefe de Governo da Cidade do México desde 2018, disse que após os tremores, não tiveram relatos imediatos de prejuízos no local. Coincidentemente, no mesmo dia do fenômeno havia ocorrido uma simulação de terremoto poucas horas antes de acontecer de verdade.  

A simulação foi marcada especificamente para o 19 de setembro pois neste dia em outros anos, já aconteceram dois fatídicos terremotos que abalaram o país. Um ocorreu em 1985 onde cerca de 40 mil pessoas perderam suas vidas, 412 edifícios desmoronaram, cerca de quatro bilhões de dólares em danos. O outro aconteceu em 2017 onde mais ou menos 350 pessoas morreram. Existe uma razão para o México ter tantos terremotos. O país está localizado em um local geologicamente instável, que está em constantes deformações. Ele está sob a confluência de diversas placas tectônicas, além de possuir 3000 vulcões entre eles sendo 14 ativos.

Foto Destaque: Vítimas do terremoto no México. Reprodução: Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo