Bem Estar

Tendência entre crianças e jovens, Pop It ajudar a aliviar o estresse

A sensação do momento entre crianças e jovens, o brinquedo Pop It - semelhante ao plástico bolha - ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade e estresse.

3 min de leitura
02 Set 2021 - 17h54 | Atulizado em 02 Set 2021 - 17h54

O Pop It virou tendência entre as crianças e jovens após viralizar no aplicativo de vídeos Tik Tok, especialistas afirmam que o brinquedo auxilia no combate ao estresse e contra a ansiedade. O uso do brinquedo é recomendado como uso exclusivo, ou seja, sem dividir a atenção com outras atividades do dia a dia. Também conhecido como Fidget Toys, o brinquedo de silicone possui várias formas e tamanhos e, para os internautas, possui semelhanças ao famoso plástico bolha”.

Ministério da Saúde prevê aumento de internações devido à covid em setembro

A importância da prática de exercícios para uma boa memória e criação de novos neurônios

Segunda dose da CoronaVac e vacinação de adolescentes estão suspensas na cidade do Rio

 A coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Infantil de Sabará, no estado de São Paulo, explicou como funciona e a relação do brinquedo com o estresse: “Esse movimento repetitivo de ficar apertando as bolhas traz um relaxamento e uma amenização de ansiedade ou conflito que a criança está vivendo. Quando ela tem o brinquedo em mãos, realmente traz um momento de desconcentração e de pensar em nada. Os adultos, quando tinham aquele plástico bolha, falavam que aquilo era ‘anti-estresse’. Isso é mais ou menos semelhante”.


                     

Brinquedo Pop It em formatos de círculo e coração (Foto: Reprodução/ Getty Images)


 Em Goiânia (GO), a professora de matemática Soraya da Silva Alves Duarte utiliza o brinquedo no auxílio das atividades durante as aulas. Para a professora, o Pop It pode ser usado como recursos em frações, multiplicações e outras atividades. Em dias de prova, os alunos usam o brinquedo para amenizar a ansiedade. “Gostam muito, principalmente em dia de prova, eles utilizam esse brinquedo para extravasar um pouquinho a ansiedade porque eles ficam inquietos e ansiosos”, afirmou Soraya.

 A psicanalista e psicopedagoga Andrea Ladislau diz que o brinquedo ajuda no combate ao estresse nas crianças pequenas, visto que elas não possuem todos os elementos de linguagem. “Muitas pessoas acham que criança não tem estresse, mas tem, principalmente no momento em que estamos vivendo em que tudo é novidade. [...] As crianças não possuem todos os elementos de linguagem para se expressarem, e podem acabar tendo depressão, aumento da ansiedade, estresse e outros comportamentos”, esclarece Andrea.



 

Foto Destaque: Tendência entre crianças e jovens, Pop It ajudar a aliviar o estresse. (Reprodução/ Istock Photo)

Deixe um comentário