Esportes

Temporada 2023 do futebol brasileiro começa em 02 de janeiro

Copa São Paulo de juniores abre o calendário na primeira segunda-feira do ano, estaduais ao redor do país seguem no primeiro mês junto da Supercopa e da Copa do Nordeste

22 Dez 2022 - 14h35 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 14h35
Temporada 2023 do futebol brasileiro começa em 02 de janeiro Lorena Bueri

A Copa do Mundo Qatar 2022 acabou no último domingo (18) encerrando a temporada de futebol para o público brasileiro. Com a realização da competição de seleções entre novembro e dezembro, a distância para a nova temporada está menor, com pausa apenas para o natal e o reveillon,  restam menos de 15 dias para a bola voltar a rolar nos gramados do Brasil.

 

Abrindo o calendário no segundo dia do ano, a 43ª edição da Copa São Paulo de Juniores, maior competição de base do Brasil, irá reunir 128 clubes de todos os cantos do país. A competição que tem o Palmeiras como atual campeão, terá sua final realizada no dia 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo completa aniversário.

 

Dividindo calendário com a Copinha, os estaduais ao redor do Brasil e a Copa do Nordeste começarão também em janeiro. A competição que reune adversários dos estados do Nordeste abrirá a disputa por mais quatro vagas em uma pré-classificatória entre os dias 5 e 8 de janeiro. A competição com todos os clubes definidos iniciará dia 22.


Copinha abre calendário do futebol brasileiro em 2 de janeiro. Reprodução/ Twitter


Localizado ainda no Nordeste, dão sequência ao calendário os campeonatos Pernambucano e Baiano, nos dias 7 e 10 respectivamente. No dia seguinte, 11, mais quatro campeonatos abriram aos clubes a busca pelo título: Alagoano, Goiano, Maranhense e Potiguar. Na região sudeste, nos dias 12 e 15 de janeiro mais dois campeonatos: Carioca e Paulista, que têm como campeões Fluminense e Palmeiras. Já na região sul os campeonatos Catarinense e Paranaense iniciam juntos no dia 14.

 

No dia 15, data que marca o início do campeonato Paulista, também terá inicio o Cearense. Por fim, os campeonatos Mineiro, Gaúcho e Mato-Grossense iniciarão no dia 21 de janeiro. As competições regionais antecedem a primeira disputa de título nacional: a Supercopa do Brasil. Com formato de jogo único entre o campeão da Copa do Brasil 2022 (Flamengo) e do Campeonato Brasileiro 2022 (Palmeiras), a partida será no dia 28 de janeiro, ainda sem local estabelecido. 

 

Ainda focado em competições de tiro curto, na virada do mês em primeiro de fevereiro terá início a disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos, até o dia 11. O representante brasileiro será o Flamengo, campeão da Libertadores. Entre as demais grandes competições, que ocupam o calendário quase completo, com finais entre setembro, outubro e novembro, estão a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e a Sul-Americana.

 

A maior competição continental será disputada entre 8 de fevereiro e 11 de novembro. A Copa Sul-Americana definida entre 8 de março e 28 de outubro, enquanto a maior competição de mata-mata do brasil estará em jogo entre 22 de fevereiro e 24 de setembro. Já os campeonatos Brasileiros das séries A e B, com 38 rodadas definidas ao longo do ano, serão disputados entre abril, com início dia 15 para série B e 16 para a A, e os dois meses finais do ano. A rodada final será no dia 25 de novembro para a série B, e para o dia 3 de dezembro para a elite do futebol.

 

Foto Destaque: Palmeiras é o atual campeão da Copinha, competição que abre calendário esportivo em 2023. Reprodução/ Foto/ Fabio Menotti

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo