Tech

Tecnologias presentes no Super Bowl 2023

O evento foi marcado por inovações tecnológicas como o ChatGPT, metaverso e Q-Collar, utilizados para garantir uma experiência imersiva aos espectadores.

13 Fev 2023 - 12h11 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 12h11
Tecnologias presentes no Super Bowl 2023 Lorena Bueri

O Super Bowl sempre foi um evento “chamariz”, conhecido não só pela parte esportiva, mas também por conter toda uma estrutura tecnológica e robusta, onde todos os envolvidos investem fortemente com o intuito de plena divulgação e não é por menos, graças aos quase 210 milhões de espectadores no mundo todo.

ChatGPT

Uma das investidas presentes no Super Bowl foi o ChatGPT, tecnologia utilizada pela Avocados From Mexico, que lançou a plataforma Always Good, que fornece aos consumidores experiências de como usar o ChatGPT para gerar mensagens para compartilhamento rápido e massivo via Twitter.

A empresa Alaska Airlines também fez uso da tecnologia do robô; em um teaser que antecedeu o comercial apresentado no evento esportivo, foi possível vermos o chatbot escrevendo e narrando o roteiro do comercial.


Vídeo da empresa Alaska Airlines (Reproução/Youtube)


Metaverso

O Metaverso foi utilizado como estratégia pela NFL, que em parceria com a plataforma Roblox, ofereceu uma experiência imersiva, onde o usuário do Super NFL Tycoon pôde entrar no metaverso como dono ou dirigente de uma equipe, podendo tomar decisões de forma “real”.

Além disso, o pré-jogo do Super Bowl, que aconteceu na sexta-feira (10), também contou com uma apresentação exclusiva do rapper Saweetie na interface.


Apresentação da rapper Saweetie no metaverso da Roblox (Foto: Reprodução/Revista época negócios/Roblox)


Q-Collar

O Q Collar é um dispositivo com função de proteger o cérebro dos jogadores que venham a se envolver em situações de impacto, funcionando como um “amortecedor” de quedas. O acessório comprime as veias jugulares no pescoço do atleta, aumentando o volume de sangue os vasos sanguíneos da cabeça, de maneira a reduzir o impacto que poderia gerara algum trauma.


Q-Collar, produto desenvolvido pela startup Q30 Innovations (Foto: Reprodução/Revista época negócios/Q30 Innovations)


Estádio com wifi aprimorado e centro de controle com IA

O State Farm Stadium, localizado em Glendale, no Arizona, fez uma parceria com a empresa de soluções de rede que aumentou sua capacidade de rede em 60% e contou com a instalação de 800 novos pontos de acesso para melhorar a conectividade das pessoas. Outra novidade apresentada foi o centro de comando baseado em inteligência artificial, que pôde auxiliar os operadores do estádio e da NFL no gerenciamento de rede e na solução de problemas com maior rapidez, principalmente envolvendo questões de segurança cibernética.

Outras tecnologias também foram utilizadas no evento, incluindo drones de monitoramento; bola com sensores para ajudar na precisão das informações da jogada; táxis autônomos, que seriam os transportes sem motoristas, para os visitantes que chegaram Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix; transmissão em 4k e 5g expandido.

 

Foto destaque: Metaverso esteve presente do Super Bowl, proporcionando experiência imersiva aos espectadores - Reprodução/Revista época negócios/Roblox

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo