Música

Taylor Swift: Autora de livro "lover", acusa a artista de plágio

Teresa La Dart, poetisa e autora, abriu processo contra Taylor Swift por suposto plágio envolvendo as obras "Lover" de ambas, pedindo mais de um milhão de dólares por danos.

25 Ago 2022 - 10h54 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 10h54
Taylor Swift: Autora de livro 'lover', acusa a artista de plágio Lorena Bueri

A cantora Taylor Swift está sendo acusada e processada pela autora e poetisa, Teresa La Dart, por suposto plágio do seu livro, também intitulado "Lover". De acordo com o advogado que representa Teresa no processo, a artista deve "mais de um milhão de dólares" a sua cliente, por danos. La Dart, pede o pagamento dessa fortuna, através da ação, alegando que elementos de sua obra, publicada em 2010, foram utilizados por Taylor e sua equipe. O livro contém fotografias e poemas e seu design teria sido usado por Swift em 2019, ano em que seu álbum de mesmo nome foi lançado. O Tribunal Federal do Tennessee recebeu a queixa na última terça-feira (23/08), onde foram destacadas as semelhanças entre as publicações, que segundo afirma La Dart, são "muito próximas para serem ignoradas". Além do mesmo título, a autora acusa Taylor de copiar o conceito de sua publicação, “uma recordação de anos passados memorizada em uma combinação de componentes escritos e pictóricos”, bem como a utilização da mesma paleta de cores, tons pastéis de rosa e azul e fotografias com escritos intercalados.


 

Divulgação "Lover" @taylorswift (Reproducão/Instagram)

 


O advogado compartilhou uma declaração com a Pitchfork, em que afirma que sua cliente precisa que seu trabalho seja comparado com o de Taylor antes que se tomem conclusões precipitadas. Acrescentou que a decisão de entrar com o processo não foi tomada de "ânimo leve", já que o lado acusado é considerado "bastante formidável". Assim, aguarda e espera que "as massas possam entender essas questões da perspectiva dela", fazendo referência a Tereza. O pedido de mais de um milhão de dólares em danos, justifica-se pelas mais de 2,9 milhões de cópias que Taylor teria vendido apenas nos Estados Unidos. 

Essa não é a primeira vez que a artista é acusada de plágio. Em março deste ano, foi acusada pela quarta vez por Jesse Graham por similaridades entre a letra de Shake It Off e  sua música Haters Gonna Gate, e venceu novamente. Por não serem encontradas provas suficientes que comprovassem as acusações, o caso foi arquivado e a artista continua inocente. 

 

Foto Destaque: Taylor Swift Reprodução/Instagram.



Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo