A cantora Taylor Swift está sendo acusada e processada pela autora e poetisa, Teresa La Dart, por suposto plágio do seu livro, também intitulado "Lover". De acordo com o advogado que representa Teresa no processo, a artista deve "mais de um milhão de dólares" a sua cliente, por danos. La Dart, pede o pagamento dessa fortuna, através da ação, alegando que elementos de sua obra, publicada em 2010, foram utilizados por Taylor e sua equipe. O livro contém fotografias e poemas e seu design teria sido usado por Swift em 2019, ano em que seu álbum de mesmo nome foi lançado. O Tribunal Federal do Tennessee recebeu a queixa na última terça-feira (23/08), onde foram destacadas as semelhanças entre as publicações, que segundo afirma La Dart, são "muito próximas para serem ignoradas". Além do mesmo título, a autora acusa Taylor de copiar o conceito de sua publicação, “uma recordação de anos passados memorizada em uma combinação de componentes escritos e pictóricos”, bem como a utilização da mesma paleta de cores, tons pastéis de rosa e azul e fotografias com escritos intercalados.
Divulgação "Lover" @taylorswift (Reproducão/Instagram)
O advogado compartilhou uma declaração com a Pitchfork, em que afirma que sua cliente precisa que seu trabalho seja comparado com o de Taylor antes que se tomem conclusões precipitadas. Acrescentou que a decisão de entrar com o processo não foi tomada de "ânimo leve", já que o lado acusado é considerado "bastante formidável". Assim, aguarda e espera que "as massas possam entender essas questões da perspectiva dela", fazendo referência a Tereza. O pedido de mais de um milhão de dólares em danos, justifica-se pelas mais de 2,9 milhões de cópias que Taylor teria vendido apenas nos Estados Unidos.
Essa não é a primeira vez que a artista é acusada de plágio. Em março deste ano, foi acusada pela quarta vez por Jesse Graham por similaridades entre a letra de Shake It Off e sua música Haters Gonna Gate, e venceu novamente. Por não serem encontradas provas suficientes que comprovassem as acusações, o caso foi arquivado e a artista continua inocente.
Foto Destaque: Taylor Swift Reprodução/Instagram.