Empreendedorismo

Táticas que levaram a Apple ao sucesso

Steve Jobs tornou a Apple um sucesso, aplicando técnicas eficazes de venda. O co-fundados da marca, conseguia em suas palestras aplicar táticas capazes de encantar o cliente.

08 Mai 2023 - 19h24 | Atualizado em 08 Mai 2023 - 19h24
Táticas que levaram a Apple ao sucesso Lorena Bueri

Steve Jobs é uma inspiração para milhares de pessoas até hoje. O presidente da Apple segue sendo um dos maiores ícones do empreendedorismo no mundo todo. Responsável pelo sucesso comercial da marca, ele reinventou a Apple, o seu modo de ser, agir, pensar e, principalmente, vender.

Jobs viveu em 2007 um dos seus momentos mais especiais: a apresentação do iPhone ao mundo. A chegada do aparelho celular que transformaria não apenas a Apple, mas toda a indústria de smartphones.

Apesar da importância deste marco na história da Apple, Bill Murphy Jr. empresário e autor, acredita que outra apresentação também merece destaque: o anúncio da loja de música do iTunes. No dia 28 de abril de 2003, autor conta que o momento é uma aula de persuasão, além de ter sido primordial para o sucesso do produto.

Murphy Jr. destacou em um artigo publicado na Inc., três táticas muito utilizadas por Jobs, para se comunicar com o público naquele momento: medo, frustração e entusiasmo, que já são utilizadas por alguns empreendedores.


 


Palestra em inglês, é possível gerar legendas traduzidas (Foto:Reprodução/ YouTube)


  1. Medo

Para quem não queria ouvir músicas em CDs a opção era simplesmente fazer um download na internet, e baixá-las em seus computadores, mas eram sites de downloads piratas. Jobs tentou 'amedrontar' as pessoas, usando esse fato. Segundo Jobs a indústria musical estava tentando combate a pirataria, então ele citou existirem casos em que pessoas inocentes eram processadas por baixar música ilegalmente, sob pena de multa.

Jobs, então, apresentava o iTunes como a solução para que isso não acontecesse. Murphy Jr. afirma que o medo foi usado para convencer as pessoas a utilizarem a loja de músicas.

 

  1. Frustração

O empresário argumentava que o iTunes tornaria a experiência mais rápida, prática e segura, usando exemplos de como o processo de baixar músicas naquela época era frustrante.

"Você nunca encontra apenas uma música; você encontra 50 ou 60 músicas, certo? E você tem de escolher qual delas vai lhe dar um download confiável. Muitas vezes você escolhe errado, portanto, o download é lento e cai no meio do caminho", descreveu ele.

 

  1. Entusiasmo

O autor ressalta o entusiasmo construído por Jobs, ao falar sobre o que a Apple planejava para a plataforma de música. Explicando o que foi realmente pensado, sempre usando frases persuasivas como "Nunca existiu nada como isso antes".

Outra característica era o uso de pausas antes de suas falas. Ele acrescentava expressões para indicar entusiasmo, como se o que estava prestes a apresentar também fosse novidade para ele.



Foto Destaque: Steve Jobs, co-fundador, diretor-executivo e presidente da Apple (Reprodução/ TechTudo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo