Notícias

Taiwan realiza exercícios militares, com artilharia real, nesta semana

O país ganhou destaque na mídia após receber a visita de Nancy Pelosi e gerar tensões com a China. As manobras militares vão acontecer nesta terça e quinta, dias 9 e11 respectivamente.

09 Ago 2022 - 08h20 | Atualizado em 09 Ago 2022 - 08h20
Taiwan realiza exercícios militares, com artilharia real, nesta semana Lorena Bueri

Na manhã desta terça-feira, dia 9, o exército taiwanês começou exercícios de defesa da ilha, utilizando artilharia real. Isso ocorreu logo após a tensão gerada entre a ilha e a China por conta da visita de Nancy Pelosi ao país, respondida com exercícios militares chineses ao redor de Taiwan.

O porta-voz do Oitavo Corpo do Exército de Taiwan, Lou Woei-jye, confirmou que os exercícios começaram no condado meridional Pingtung e que tiveram duração de pouco menos de uma hora. Esses exercícios devem acontecer também nesta quinta-feira, dia 11.

Ao todo, essas manobras militares irão deslocar centenas de soldados e cerca de 40 obuses, uma peça de artilharia destinada a lançar mísseis com trajetórias muito curvas. Lou afirmou na segunda-feira que esses exercícios não são uma resposta aos realizados pela China e que eles já estavam programados.

A relação entre Taiwan e a China, passou por um grande momento de tensão durante a visita da Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Nancy Pelosi desembarcou na ilha na terça-feira passada, dia 2, e deixou o país na quarta-feira da mesma semana.


Nancy Pelosi e Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan. (Foto: Reprodução/Twitter)


Durante sua estadia, Pelosi realizou um discurso dizendo que está "inequivocamente claro" que os EUA têm um compromisso com Taiwan e apoiam a liberdade. 

Essas palavras foram respondidas pelo governo chines, através de uma nota, que destacou a viagem de Nancy Pelosi como “uma violação grave do princípio de uma só China”  e relembrou que a Assembleia Geral da ONU reconheceu a pequena ilha como parte da China Continental desde 1971.

Taiwan, na realidade, se declara como “República da China”, pois acredita ser verdadeira China. O país foi formado após o fim da Revolução Chinesa, quando o Partido Comunista Chines (PCC) subiu ao poder vencendo o partido nacionalista (Kuomintang). 

Os remanescentes do Kuomintang fugiram para a ilha de Taiwan, onde se abrigaram e formaram um “país”. Desde a época de Mao Tsé-tung, a República Popular da China afirma que a ilha faz parte de seu território, ao que os nacionalistas taiwaneses continuam rebatendo dizendo que, na verdade, Taiwan é a verdadeira China.

 

Foto Destaque: Taiwan relizando disparo de artilharia em Pingtung. Reprodução/Sam Yeh / AFP Photo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo