Notícias

TSE manda retirar do ar fake News sobre Instituto Lula

O TSE se pronunciou neste domingo (04) e mandou retirar do ar as publicações que continham inverdades sobre o Instituto de Pesquisa e Consultoria Estratégica e o Instituto Lula.

04 Set 2022 - 19h08 | Atualizado em 04 Set 2022 - 19h08
TSE manda retirar do ar fake News sobre Instituto Lula Lorena Bueri

Recentemente, um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo youtuber Gustavo Gayer, repercutiu por todo o Brasil. O vídeo em questão dizia que o Instituto de Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) ficava no mesmo prédio que o Instituto Lula. Por conta dessa informação não ser verídica, o Tribunal Superior Eleitoral determinou neste domingo (04) que as publicações que contenham essa notícia, inclusive o vídeo, fossem retiradas do ar, caracterizando-as como Fake News.

O vídeo foi compartilhado no Twitter pelo Gustavo Gayer, que é um assumido apoiador do Bolsonaro e candidato a deputado federal em Goiás. O conteúdo em questão tinha a narração do youtuber e durava cerca de 45 segundos. O material era sobreposto com diversas reportagens divulgadas na imprensa que mostravam que Lula estava liderando a corrida presidencial, e os dados vinham do IPEC. A legenda, citava: “Agora tá explicado!!! Cadê o Xandão [presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes]? É crime eleitoral isso ou não?”.



O instituto do ex-presidente Lula está localizado atualmente na Rua Pouso Alegre, no bairro do Ipiranga. Já o Instituto de Pesquisa está localizado na Avenida Paulista. Ambos são no estado de São Paulo, mas possuem uma distancia de aproximadamente 5km. A confusão se iniciou pois o Instituo Lula surgiu a partir do Instituto Cidadania, que já havia adotado anteriormente a sigla IPEC.

O ministro do TSE entendeu que a publicação transmitia inverdades sobre o órgão de pesquisa.  “As publicações que contêm informações inverídicas estão sendo postadas no período crítico do processo eleitoral, em perfis com alto número de seguidores e gerando um alto número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato”, destacou a liminar.

Porém, o ministro entendeu que essa fake News já havia se espalhado em outras redes sociais, e mandou retirar todas. O Youtuber apagou o seu vídeo e publicou uma retratação voluntária em seu perfil.

Acompanhe as mais variadas notícias aqui no portal Lorena R7.

Foto Destaque: Urna eletrônica. Imagem/Reprodução: Gustavo Moreno/Metrópoles

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo