Saúde

Surgimento da variante Ômicron, e a tentativa de manter a saúde mental

Segundo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, a ansiedade tem afetado cerca de 18,6 milhões de brasileiros. Recentemente foi declarado 'Burnout' como uma doença mental, e ela se dá pelo esgotamento mental, provocado por seu trabalho

03 Fev 2022 - 17h52 | Atualizado em 03 Fev 2022 - 17h52
Surgimento da variante Ômicron, e a tentativa de manter a saúde mental  Lorena Bueri

Diante do atual cenário pandêmico, sentimentos como ansiedade e angústia se tornaram mais presentes que o desejado, segundo especialistas. A Covid-19 se tornou de fato, uma pandemia em 2020, e de lá para cá, tivermos diversas perdas e recentemente foi descoberta a nova variante, chamada Ômicron. 

"Essa nova variante traz um número enorme de mutações, algo sem precedentes", diz o  virologista Flávio da Fonseca, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apesar das circunstâncias, e ser muito cedo para dominar a nova variante, e saber em detalhes o que ela causa, ainda é recomendado a vacinação. Ela irá freiar o avanço do vírus e se for o caso, aliviar os sintomas. No momento as crianças de 5 a 11 anos estão sendo vacinas, e os demais tomando a dose de reforço. Seguem os casos de quem já podem tomar a 3° dose:

- Pessoas a partir de 18 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há 4 meses ou mais;

- Pessoas com imunossupressão grave (mediante comprovação), tendo pelo menos 28 dias de intervalo entre a segunda dose ou dose única e a dose de reforço.


Importância de cuidar da saúde mental em tempos pandêmicos. (Reprodução/OneFlow)


Segundo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, a ansiedade tem afetado cerca de 18,6 milhões de brasileiros. Recentemente foi declarado 'Burnout' como uma doença mental, e ela se dá pelo esgotamento mental, provocado por seu trabalho. Síndrome de Burnout entrou para a lista das doenças mentais no dia 1 de janeiro de 2022.

Diante de tantas preocupações e incertezas, saúde mental nunca foi um assunto tão comentando como agora, e pediu medidas necessárias para incentivar a busca por ajuda. Diversos psicólogos se disponibilizaram gratuitamente para atender, e o SUS também oferece acompanhamento psicológico. O sistema levantou uma enorme campanha durante o 'Setembro Amarelo', com a intenção de alertar a todos o que eram aqueles sentimentos, e que estava tudo bem pedir ajuda.

Hoje, existe o aplicativo ConecteSUS, disponível para IOS e Android, e nele é possível achar um lugar que ofereça atendimento de saúde mental mais próximo de sua casa.

 

Foto Destaque: Importância de cuidar da saúde mental em tempos pandêmicos. Reprodução/Instituto migrações e direitos humanos 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo