Moda

Stella McCartney conquista marco na indústria ao apresentar moda nostálgica e sustentável

A designer britânica apresentou um desfile com 87% da matéria-prima usada para confeccionar as peças sendo sustentável, e resgatou peças do início de sua carreira para a proposta de Verão 2023 em Paris.

04 Out 2022 - 10h09 | Atualizado em 04 Out 2022 - 10h09
Stella McCartney conquista marco na indústria ao apresentar moda nostálgica e sustentável Lorena Bueri

Quando se trata de moda aliada a sustentabilidade, Stella McCartney é considerada uma alta referência, e para a sua coleção verão 2023. Nessa segunda-feira (3), a profissional apresentou a sua coleção com uma abordagem ao ar livre no Pompidou Center situado em Paris. A estilista apresentou uma coleção onde 87% das matérias-primas usadas eram consideradas sustentáveis, o que é um feito na indústria, já que é a porcentagem mais alta conquistada por um profissional desse ramo.

Para conquistar esse objetivo, a profissional optou por materiais como Couro de cogumelos, náilon regenerativo e poliéster reciclado, além do algodão regenerativo, criação que está sendo desenvolvida pela própria Stella com a ajuda do investimento do grupo LVMH.

Nostalgia dos anos 2000 é usada como inspiração

McCartney apostou em uma tendência já amada por muitos desde o verão de 2022: a busca pela nostalgia com peças consideradas clássicas dos anos 90 até o início dos anos 2000.


Stella McCartiney resgata os primeiros trabalhos da carreira com top de correntes para o Verão 2023 em Paris. (Foto: Reprodução/Instagram)


É importante ressaltar que há um significado pessoal para a artista por trás dessa abordagem: de acordo com a Vogue Desfiles: “Stella revisitou alguns designs e modelagens de sua própria coleção de formatura e do seu tempo à frente da Chloé, caso do top de correntes, como uma forma de recontar sua história.”

Uma prova dessa inspiração estava logo no começo do desfile, onde foram apresentados tops de correntes douradas, uma peça que McCartney confeccionou quando trabalhava na  Chloè, mas especificamente há mais de duas décadas. Para dar uma nova proposta, a peça foi acompanhada pelo uso de blazer oversized e por cima de regata básica.

Entre outras peças que a designer britânica resgatou dos seus anos de carreira, podemos citar um macacão visto pela primeira vez em 2009, dessa vez já pela sua própria marca, como mencionado pela Marie Claire. Sob a beleza de Bella Hadid, a profissional encerrou mostrando a calça de cintura baixa - uma peça característica da moda no início dos anos 2000 -, com recortes emoldurados em strass, além de saias e vestidos com modelagem assimétrica e decotes de apenas um ombro.

 

Foto Destaque: Peças apresentadas no desfile de Stella McCartney em Paris. Reprodução: Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo