Notícias

Starbucks vai deixar de produzir os famosos copos de papel da marca

Para alcançar suas metas de sustentabilidade, a Starbucks pretende parar de vender os icônicos copos de papel e investe em um programa de ‘empréstimo de copos’

18 Mar 2022 - 10h40 | Atualizado em 18 Mar 2022 - 10h40
Starbucks vai deixar de produzir os famosos copos de papel da marca Lorena Bueri

A rede de cafeterias, Starbucks, anunciou que, até 2025, pretende trocar seus famosos copos descartáveis com a logo da marca, por canecas de vidro, cerâmica, ou canecas dos próprios clientes, como projeto de sustentabilidade. O que pode leva-los a lançar mais programas de empréstimo de caneca que exigem um depósito.

"Nosso copo é onipresente e adoramos isso. Mas também é o símbolo de uma sociedade descartável", disse o diretor de sustentabilidade da Starbucks, Michael Kobori, em entrevista à CNN reportada pela Entrepreneur.

A empresa entende que mesmo copos feitos de materiais de uso recicláveis ainda são uma opção imperfeita, pois até os reciclados acabam em aterros sanitários. Logo, Kobori avalia que a melhor opção seria eliminar o copo descartável, o que ele chamou de “santo graal”.

A intenção da marca é tornar as opções de copos de papel e plástico menos atraentes para os clientes, mesmo que já consolidados. Algo que pode trazer muitos desafios.  

A Starbucks também planeja, até o final do próximo ano, permitir que os clientes usem suas próprias canecas em todos os Starbucks nos Estados Unidos e no Canadá, tanto para pedidos feitos com antecedência quanto para o drive-thru.


Exemplos de copos reutilizáveis ​​da Starbucks. (Foto: Reprodução/ Starbucks)


Uma das estratégias que a Starbucks está considerando é um amplo programa de empréstimo de um copo, no qual os clientes pagam um depósito por um copo durável que levam com eles e devolvem após o uso.

Em Seattle, a Starbucks testou uma versão beta desse programa no ano passado, em que os clientes pagaram um depósito de US$ 1 e tiveram que devolver o copo a uma lixeira inteligente localizada na loja para terem a devolução do dinheiro. Os clientes também ganharam recompensas por usar o copo.

Amelia Landers, vice-presidente de experiência de produtos cuja equipe é responsável por embalagens sustentáveis ​​na Starbucks, espera que esse modelo ressoe mais com os clientes em comparação com outros esforços de sustentabilidade.

“Acho que isso vai assumir a liderança. Estamos testando vários programas diferentes [emprestar uma xícara] em todo o mundo”, incluindo “20 iterações diferentes e em oito mercados diferentes”, disse Landers à CNN.

A Starbucks está executando programas piloto semelhantes no Japão, Cingapura e Reino Unido. O modelo é o mais promissor porque é o mais fácil de integrar no dia a dia dos clientes.

                                       

 

Foto Destaque: Copo Starbucks. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo