Beleza

Sofri Corte Químico, e Agora? Veja o que Fazer

Seu cabelo está elástico, frágil e quebra facilmente? Esse é um sinal de que você pode estar tendo um corte químico.

11 Jan 2023 - 13h55 | Atualizado em 11 Jan 2023 - 13h55
Sofri Corte Químico, e Agora? Veja o que Fazer Lorena Bueri

O corte químico se desencadeia quando a fibra capilar sofre uma agressão extrema, seja por meio de alisamentos intensivos, mechas ou descoloração feita com cabelos que já foram fragilizados por um procedimento químico anterior, ou erros na aplicação de produtos, como inadequação de ingredientes, exposição por longo tempo, uso em excesso ou intensidade do alisante.

A cabeleireira e especialista capilar Raquel Souza explica que ao aplicar excesso de químicas no cabelo sem respeitar os tempos recomendados entre cada procedimento, há o risco de ocorrer um corte químico. Neste caso, a estrutura dos fios fica mais frágil e eles se tornam mais vulneráveis à quebra. O resultado é um corte de cabelo irregular e fraco que pode levar meses para ser reparado. Para evitar esse problema, é importante manter o intervalo entre os procedimentos químicos e fazer hidratações regulares para manter os fios fortes e saudáveis.

Não é difícil identificar um corte químico no cabelo: geralmente ele fica com uma aparência de descuido, os fios mais secos, quebradiços e com muito frizz. Além disso, as agressões causam a abertura das cutículas, deixando o cabelo opaco e sem vida.

Muitas pessoas já sofreram com o corte químico na raiz e no comprimento dos fios, e relatam que os cabelos ficam com aspecto artificial, como cabelos de boneca. Eles também podem ficar secos e sem movimento. Em cabelos cacheados, as ondas e cachos perdem a definição e ficam pesados.

“Já os lisos apresentam um aspecto espigado e aparência áspera, pois a estrutura dos fios foi danificada e as pontas abrem por falta de hidratação. O corte químico na franja também acontece e deixa essa mecha frontal com péssimo caimento e diferente do resto do cabelo.” comenta Raquel Souza.

O que é preciso fazer para evitar o corte químico?

O principal motivo para a quebra química dos fios é o abuso de produtos químicos nos cabelos em um curto espaço de tempo. Para evitar o dano ao seu cabelo, sem renunciar à coloração ou alisamento, é necessário manter uma rotina de cuidados intensos e tratamentos adequados para a saúde dos seus fios.

Teste de mechas - Experimentar um teste de mecha é extremamente fácil e seguro. Primeiro, deve-se pegar uma pequena quantidade de cabelo na parte de trás da cabeça, pois, caso ocorra algum problema, poderá ser facilmente escondido. Após isso, aplique o produto aguardando cerca de 45 minutos para que o mesmo possa ter o efeito desejado. Por fim, lave e seque a mecha conforme o habitual, para visualizar os resultados. Por fim, se os fios apresentarem algum dos sintomas de quebra ou enfraquecimento, é melhor repensar o procedimento que deseja fazer e seguir os seguintes cuidados:

Cronograma capilar em dia - É fundamental seguir um cronograma capilar - aliando reconstrução, nutrição e hidratação - para garantir que suas madeixas recebam todos os nutrientes necessários e fiquem fortes e saudáveis. Além disso, respeite o tempo indicado entre uma química e outra, evitando fazer coloração e alisamento em um intervalo muito próximo, por exemplo. Mantenha seus cabelos sempre bem hidratados e saudáveis. Algumas ações podem ser feitas diariamente e são muito simples, como não dormir com os fios molhados e evitar água muito quente no banho. 

“Na hora de montar seu cronograma capilar pós-corte químico, a reconstrução é a peça principal. A queratina vai ajudar a devolver a força e reconstruir a fibra capilar, ajudando o cabelo a crescer saudável. Além disso, hidratação e nutrição devolvem água, óleos e outros nutrientes, deixando os fios macios e brilhosos. Esse é o passo inicial de extrema importância para fazer que seus fios comecem a crescer saudáveis novamente.” destaca a especialista Raquel Souza. 

Alimentação balanceada -- Sim, a alimentação também é um fator importante na recuperação do cabelo. Cuide da sua alimentação e consuma alimentos ricos em vitamina A e B, como ovos, espinafre, peixe e cenoura. Eles fortalecem os fios, nutrindo-os de dentro para fora. De quebra você ainda vai se alimentar com mais qualidade.

O cabelo com corte químico cresce normalmente?

Essa é, provavelmente, a dúvida mais frequente sobre o assunto. Afinal, após passar por um corte químico, os fios vão voltar a crescer? A resposta é sim, mas é preciso ter paciência. Na verdade, o cabelo danificado cresce na mesma velocidade, mas ele é mais propenso à quebra, o que pode dar a sensação de que não está crescendo.

As químicas deixam o pH do couro cabeludo mais alcalino, o que propicia a quebra. Por isso, o segredo para quem quer fazer o cabelo crescer mais rápido é apostar em tratamentos que equilibrem o pH, além de fortalecer os fios novamente. 

Pode aplicar mega hair para camuflar os danos do corte químico?

O aplique de mega hair é extremamente capaz de disfarçar os efeitos estéticos indesejados de um corte químico. Ele irá camuflar os fios quebrados e toda a parte prejudicada, tornando possível não perder a autoestima durante a recuperação da saúde do seu cabelo.

A especialista capilar, cabeleireira e expert em mega hair, Raquel Souza, atua no ramo da beleza há mais de 20 anos e explica sobre a técnica chamada Small Tape. O mega hair de extensão adesiva é um método fácil de ser aplicado, a colocação leva em média 30 minutos. Além disso, é técnica que não prejudica os fios naturais do cabelo e não agride o couro cabeludo. Por esse motivo, é o mais indicado para que tem cabelos finos e frágeis.

“Para saber os tratamentos mais indicados para você, o ideal é consultar um cabeleireiro para avaliar os danos nos seus fios. Os tratamentos profissionais são uma ótima opção para cuidar de forma mais intensa e recuperar a saúde das madeixas rapidamente, mas vale reforçar que os cuidados caseiros também são fundamentais.” finaliza Raquel Souza.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo