Notícias

Sofre de bruxismo? Veja como tratar o distúrbio com as dicas do dr. Gilmar da Silva

Principal sintoma é o ranger dos dentes durante o sono

07 Out 2022 - 15h44 | Atualizado em 07 Out 2022 - 15h44
Sofre de bruxismo? Veja como tratar o distúrbio com as dicas do dr. Gilmar da Silva Lorena Bueri

Muitas pessoas alegam que, durante o sono, sentem como se estivessem rangendo ou apertando os dentes contra a sua própria vontade. Mais do que uma noite mal dormida, isso pode ser sintoma de bruxismo, um distúrbio que costuma ter relação com as condições de saúde mental.

Em resumo, o bruxismo acomete tanto adultos quanto crianças. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, cerca de 40% da população brasileira sofre com a desordem funcional.

Estresse, ansiedade e outros prejuízos psicoemocionais estimulam a ocorrência do distúrbio durante o sono.

Segundo o dentista e CEO do consultório Restore Sorriso, Gilmar da Silva, os principais sintomas do bruxismo são dor na articulação temporomandibular, estalos na região da mandíbula, desgaste dental, cansaço dos músculos mastigatórios, zumbindo nos ouvidos e dor de cabeça.

Infelizmente, não há cura para o bruxismo, mas é possível reduzir a intensidade do distúrbio e suavizar as dores”, afirma o especialista.

De acordo com Gilmar da Silva, para os casos de grau leve, o tratamento recomendado passa pela utilização de uma placa de mordida. Os casos considerados mais graves podem ser tratados mediante o uso de medicamentos, principalmente miorrelaxantes.

O paciente costuma ter uma melhora significativa, mas não pode relaxar no tratamento. Do contrário, o distúrbio retorna na mesma intensidade”, salienta o dentista.

Fora os procedimentos odontológicos, o especialista ressalta que outro “remédio” capaz de combater o bruxismo é a melhora das condições de saúde mental.

O distúrbio se vale do estresse e da ansiedade. Então, recomendamos que o paciente, na medida do possível, reveja o seu estilo de vida, de modo a se sentir mais leve durante o dia”, destaca o especialista.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo