Beleza

Skincare corporal: conheça a nova tendência e o que ela reflete na sociedade atual

Venha conhecer o skincare corporal, tecnica de cuidados com a pele do corpo, sua eficácia e como a modalidade reflete um novo comportamento e posicionamento da sociedade atual

22 Mar 2022 - 11h09 | Atualizado em 22 Mar 2022 - 11h09
Skincare corporal: conheça a nova tendência e o que ela reflete na sociedade atual Lorena Bueri

Ter uma rotina de skincare já se tornou algo normal para muitas pessoas. Dando o enfoque do seu dinheiro em cuidados e prevenção para o maior órgão do corpo humano ganhou um significado, para muitas pessoas, maior do que uma tendência social, sendo uma prática de autocuidado.

Além disso, a prática do skincare tem a cada dia, deixado de ser algo exclusivo para a face. Atualmente, a população é apresentada a produtos para cuidar das necessidades de cada região do corpo. Dentre eles, a mais nova atividade é cuidar do bumbum.

Ter uma atenção especial a essa região do corpo já tem se transformado em algo rotineiro. A criadora de conteúdo Mari Rodrigues, falou com exclusividade para a Elle, seus cuidados específicos com essa pele, tendo tratamentos para durante o banho e até mesmo após: “Começa no banho. Além da limpeza habitual, passo esfoliante duas vezes por semana e, uma vez no mesmo período, aplico óleo trifásico que hidrata e acalma a pele. No pós-banho, uso um hidratante para a área dos glúteos e um creme antiatrito entre as coxas, para que não assem com o calor e suor”, explica a influenciadora. 

Tendência no mercado

A prática do skincare corporal tem se tornado, cada vez mais, uma grande tendência no mercado desde o ano de 2021. A agência de pesquisa de mercado Mintel, notou um aumento no consumo de produtos para o skincare corporal: 33% dos norte-americanos relataram maior consumo desses produtos desde o ano passado. Além disso, a consultoria de comportamento de consumo WGSN percebeu, em relatório publicado no ano passado, um aumento de 100% nas buscas pelo termo “spa para pés” de 2019 até 2020.


O Boticário lança linha de skincare corporal voltada para a pele do bumbum. (Foto: Divulgação/O Boticário)


A  especialista em tendências da WGSN, Raquel Dommarco, afirma que o aumento desses dados mostra um interesse social no processo de ‘skinificação’, explicado pela mesma como, justamente, “dar a outras partes do corpo o mesmo status e qualidade de ingredientes dos cuidados com a pele facial”, conta a especialista.

A empresa afirma que, até 2024, a ‘skinificação’ deve chegar a todos os departamentos de beleza visto que se tornou uma oportunidade de calmaria pessoal: “Um motivo importante para essa transformação é que as rotinas de skincare com várias etapas acabaram se tornando ferramentas de relaxamento e descontração durante a pandemia.” Continua a profissional.

Skincare Corporal: eficiente ou mito?

Após uma época onde, o único cuidado com a cútis do corpo era usar um hidratante corporal, é natural que muitos se encontrem questionando se essa nova demanda de produtos é realmente eficaz, ou apenas incentivo ao consumismo. 

Sobre isso, a dermatologista Aline Morais afirma que eles trazem sim, resultados, e que, como cada região do corpo apresenta características distintas, é esperado que usem produtos específicos para cada necessidade: “Todas as áreas da nossa pele têm necessidade de cuidados diários”. Conta a doutora.

Entretanto, é necessário compreender que, por uma questão de necessidades, os produtos para cuidados faciais não devem apresentar a eficácia esperada quando aplicados pelo corpo, uma vez que ”os ativos usados para o corpo costumam vir em concentrações e combinações diferentes da face”, afirma a dermatologista Juliana Piquet.

A combinação, esfoliação e hidratação corporal, segundo as profissionais, apresenta altos resultados, pois “o corpo também se beneficia com a remoção da camada mais superficial, melhorando a textura e ajudando no clareamento de alguns tipos de manchas”, afirma Aline Morais. Todavia, a dermatologista alerta que o esfoliante não deve ser usado mais de 2 vezes na semana, além de necessitar de uma aplicação delicada.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo