Notícias

Sistema da prefeitura do RJ fica fora do ar após invasão de hackers

A prefeitura informou em nota que a equipe da Iplan (empresa municipal de TI) está trabalhando para restaurar o data center municipal. Não há cronograma para a restauração do sistema.

3 min de leitura
16 Ago 2022 - 15h00 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 15h00

Na madrugada da última segunda feira (15), os sistema da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, detectou um ataque de hackers.  

A prefeitura informou em nota que a equipe da Iplan (empresa municipal de TI) está trabalhando para restaurar o data center municipal. Não há cronograma para a restauração do sistema.


Imagem: Instagram nota oficial da prefeitura sobre a resolução do caso 

 


 

Na secretaria municipal de saúde, o atendimento ao paciente e o Sisreg (programa que gerencia o atendimento em unidades públicas de saúde) não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que trabalham com a rede Iplan não conseguiram inserir solicitações de fiscalização e consultas no sistema de supervisão.

Não houve suspensões por hacking da rede municipal de ensino. O sistema do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) está fechado para o cadastramento do CadÚnico. Os aplicativos Centro de Operações, 1746 e Taxi Rio estão funcionando normalmente.

Ainda no comunicado, a autarquia pediu compreensão da população e sublinhou que os servidores do Iplan trabalham para que o sistema possa voltar à normalidade o mais rapidamente possível.

São Paulo, em dezembro de 2021, aconteceu um ataque de hackers nos sites do Ministério da Saúde e do ConectSUS foram fechados após um suposto hack. Nas primeiras horas do dia, a gangue de intrusos deixou uma mensagem dizendo "você sofreu com ransomware" e "50 TB de dados foram copiados e excluídos".


Imagem: As mensgaens deixadas pelos hackers/ Reprodução -Printscren do site do ministerio da saude 


 

Ransomware é um vírus que sequestra criptograficamente o acesso aos dados do sistema. Na maioria das vezes, os hackers prometem liberar o acesso após pagar uma taxa. Desta vez, porém, o aplicativo ConectSUS, plataforma responsável pela emissão dos certificados nacionais de vacinação contra a Covid-19, não foi afetado.

Vale ressaltar que em em novembro de 2020, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou que foi alvo de um ataque hacker, criptografando dados e assim obrigando o tribunal a suspender a sessão do seu site. O ataque não atingiu o backup e manteve os processos bloqueados.



Foto de destaque: Prefeitura do Rio de Janeiro/Reprodução site da prefeitura 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo