Notícias

Sistema da prefeitura do RJ fica fora do ar após invasão de hackers

A prefeitura informou em nota que a equipe da Iplan (empresa municipal de TI) está trabalhando para restaurar o data center municipal. Não há cronograma para a restauração do sistema.

16 Ago 2022 - 15h00 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 15h00
Sistema da prefeitura do RJ fica fora do ar após invasão de hackers  Lorena Bueri

Na madrugada da última segunda feira (15), os sistema da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, detectou um ataque de hackers.  

A prefeitura informou em nota que a equipe da Iplan (empresa municipal de TI) está trabalhando para restaurar o data center municipal. Não há cronograma para a restauração do sistema.


Imagem: Instagram nota oficial da prefeitura sobre a resolução do caso 

 


 

Na secretaria municipal de saúde, o atendimento ao paciente e o Sisreg (programa que gerencia o atendimento em unidades públicas de saúde) não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que trabalham com a rede Iplan não conseguiram inserir solicitações de fiscalização e consultas no sistema de supervisão.

Não houve suspensões por hacking da rede municipal de ensino. O sistema do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) está fechado para o cadastramento do CadÚnico. Os aplicativos Centro de Operações, 1746 e Taxi Rio estão funcionando normalmente.

Ainda no comunicado, a autarquia pediu compreensão da população e sublinhou que os servidores do Iplan trabalham para que o sistema possa voltar à normalidade o mais rapidamente possível.

São Paulo, em dezembro de 2021, aconteceu um ataque de hackers nos sites do Ministério da Saúde e do ConectSUS foram fechados após um suposto hack. Nas primeiras horas do dia, a gangue de intrusos deixou uma mensagem dizendo "você sofreu com ransomware" e "50 TB de dados foram copiados e excluídos".


Imagem: As mensgaens deixadas pelos hackers/ Reprodução -Printscren do site do ministerio da saude 


 

Ransomware é um vírus que sequestra criptograficamente o acesso aos dados do sistema. Na maioria das vezes, os hackers prometem liberar o acesso após pagar uma taxa. Desta vez, porém, o aplicativo ConectSUS, plataforma responsável pela emissão dos certificados nacionais de vacinação contra a Covid-19, não foi afetado.

Vale ressaltar que em em novembro de 2020, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou que foi alvo de um ataque hacker, criptografando dados e assim obrigando o tribunal a suspender a sessão do seu site. O ataque não atingiu o backup e manteve os processos bloqueados.



Foto de destaque: Prefeitura do Rio de Janeiro/Reprodução site da prefeitura 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo