Notícias

Simone Tebet, em reunião, defende o aumento de multa para empresa que paga salário inferior a mulher

Nesta quarta-feira, após evento no Palácio do Planalto, Simone Tebet defendeu o aumento da multa para empresas que pagaram salários inferiores a mulheres

01 Mar 2023 - 17h47 | Atualizado em 01 Mar 2023 - 17h47
Simone Tebet, em reunião, defende o aumento de multa para empresa que paga salário inferior a mulher Lorena Bueri

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (1) a ministra do Planejamento, Simone Tebet, após café da manhã no Palácio do Planalto com a primeira dama, defendeu que a multa para as empresas que descumprirem a legislação, que trata de salários iguais entre homens e mulheres que exercem a mesma função e que ocupem o mesmo cargo, seja aumentada. 


Foto: Luiz Inácio Lula da Silva Reprodução/Instagram


No pronunciamento feito pela ministra nesta quarta-feira afirmou também que a legislação atual estimula que as empresas desrespeite o dispositivo que concede o direito a equiparação salarias entre mulheres e homens.

"A multa é tão pequena que ele [empregador] faz uma conta muito simples: eu vou pagar um ano salário menor para mulher porque, ainda que eu seja penalizado e condenado na Justiça, o valor da multa é infinitamente menor. Estimula. Temos que mudar essa lei da reforma trabalhista para colocar uma multa maior para não valer a pena tratar de forma desigual homens e mulheres".

Além da manifestação da ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (28) afirmou que o governo no dia 08 de março apresentará ao Congresso Nacional, um projeto de lei que garanti a equidade salarial entre mulheres e homens que exerçam a mesma função. Apesar do anúncio o presidente não deu mais nenhum detalhe sobre o conteúdo do texto e não disse também quando irá apresentar no Congresso. 

A ideia do governo é aumentar a autonomia financeira da mulher como uma forma de promover a saída de espaços dde violência doméstica.

A defesa da ministra em relação a igualdade salarial entre mulheres e homens, vem sendo pontuada por Tebet desde a campanha presidencial, quando esta estava concorrendo a Presidência da República. Contudo a proposta foi abraçada pelo governo Lula quando a ministra declarou apoio ao então candidato Lula ao segundo turno das eleições.

 

 

Foto destaque: Simone Tebet Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo