Notícias

Simbologia e referências da máscara de adolescente que matou professora em São Paulo

As vestimentas de dois outros ataques recentes à escolas brasileiras incluem a máscara de estampa de caveira. Segundo a CNN, foram ao menos 16 ataques em escolas nos últimos 20 anos no Brasil.

27 Mar 2023 - 20h42 | Atualizado em 27 Mar 2023 - 20h42
Simbologia e referências da máscara de adolescente que matou professora em São Paulo Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (27), um adolescente de 13 anos realizou um ataque à faca em uma escola estadual de São Paulo. Uma professora de 71 anos, Elisabeth Tenreiro, foi morta e outras três professoras ficaram feridas, dois alunos também foram feridos.

Nós temos quatro professoras e dois alunos vítimas; das quatro professoras, a Elizabeth lamentavelmente faleceu. Nós temos três professoras, uma que sofreu alguns golpes, mas encontra-se estável, e as outras duas superficiais. Dos dois alunos, um estável, já atendido, e um outro garoto em estado de choque”, disse o secretário de segurança de São Paulo, Guilherme Derrite.


Ataque nesta manhã deixa uma pessoa morta e outras cinco feridas. (Foto:Reprodução/SBT)


O adolescente que realizou o crime vestia uma máscara com estampa de caveira. A máscara de estampa semelhante foi utilizada em dois episódios de ataques em escolas no país: em Aracruz, Espírito Santo e em Suzano, São Paulo.

Em novembro de 2022, o autor do crime em Aracruz (ES) portava uma arma de fogo e realizou o ataque em duas escolas. Ele matou quatro pessoas e deixou outras dez feridas. O atirador também usava a máscara de caveira. Em março de 2019, dois ex-alunos de uma escola estadual em Suzano realizaram o ataque durante o intervalo das aulas. Dez pessoas morreram, incluindos os atiradores e outras onze foram feridas. Eles também usavam uma máscara de caveira.

Segundo a CNN, ”A máscara de caveira é marca registrada da Divisão Atomwaffen, grupo neonazista criado nos Estados Unidos, com simpatizantes espalhados por vários países, como a Alemanha”. O grupo costuma recrutar jovens, a maior parte são usuários de games. Por exemplo, a plataforma de jogos Steam abrigava um grupo com o mesmo nome do grupo neonazista.

Segundo o Instituto Sou da Paz, desde de 2003 até final de novembro de 2022 foram registrados 11 episódios de ataques com armas de fogo em escolas brasileiras. De acordo com a CNN, o Brasil teve ao menos 16 ataques em escolas nos últimos 20 anos, incluindo outros tipos de armas.

Foto destaque: Um adolescente de 13 anos realiza ataque em escola estadual de SP. Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo