Notícias

Sigilo de cartão de vacina de Bolsonaro pode ser derrubado nos próximos dias

A decisão foi anunciada pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho. Os dados do sigilo também incluem informações sobre o processo contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (PL).

16 Fev 2023 - 14h52 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 14h52
Sigilo de cartão de vacina de Bolsonaro pode ser derrubado nos próximos dias Lorena Bueri

A Controladoria Geral da União (CGU) pode retirar o sigilo sobre o cartão de vacinação contra a Covid-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos próximos dias.


Controladoria Geral da União (Foto: Reprodução/Portal Gov.br)


Bolsonaro já afirmou diversas vezes que não se vacinou contra o Coronavírus. Durante seu governo, o ex-presidente decretou sigilo de 100 anos em seu cartão de vacinação.

A ordem foi decretada depois de um pedido de  acesso via LAI, pelo jornalista Guilherme Amado. Ao profissional, a Presidência informou que o decreto foi baixado porque os dados “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem” do ex-presidente.

A solicitação de acesso foi realizada diante das declarações de Bolsonaro de que não se imunizaria contra a covid-19. Ele teve o resultado positivo para o vírus em 7 de julho de 2020. Em 25 de julho, depois de 3 exames, afirmou que estava curado.

Em setembro do ano passado, durante uma live, Bolsonaro defendeu o uso do sigilo. “O que eu decretei 100 anos de segredo, que está garantido em uma lei no tempo da Dilma, é o meu cartão de vacina. Eu tenho direito (...) A minha vida particular não deve satisfação a ninguém”, disse.

O ministro Vinicius de Carvalho, da CGU, declarou no começo de fevereiro que divulgaria dados do sigilo nas próximas semanas.

Além do cartão de vacinação do ex-presidente, entre as informações que serão divulgadas estão dados sobre o processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (PL); as visitas dos filhos de Bolsonaro ao Planalto; e os gastos com motociatas. Ao todo, serão avaliadas pela Controladoria 234 negativas a pedidos de informação.

Carvalho avaliou que “foi feito um uso exacerbado” do recurso do antigo sigilo, que colocou segredos de 1 século em inúmeras informações. O ministro havia anunciado, em seu discurso de posse, a criação de um grupo para avaliar os casos.

 

Foto destaque: Jair Bolsonaro - Reprodução/Agência INFRA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo