Moda

Shein é acusada de plágio outra vez

A gigante do fast fashion, Shein, está mais uma vez envolvida em uma acusação de plágio, dessa vez tendo alegadamente copiado diversas peças da gigante Zara.

26 Abr 2022 - 16h12 | Atualizado em 26 Abr 2022 - 16h12
Shein é acusada de plágio outra vez Lorena Bueri

Não pela primeira vez, a empresa chinesa de fast fashion, Shein, está envolvida em uma polêmica relacionada a plágios de designs de peças. Em meio aos vídeos mostrando os produtos adquiridos no site, vem aumentando no TikTok o número de posts comparando roupas semelhantes e, em determinadas vezes, idênticas, em lojas de renome e na gigante chinesa.

Na rede ao lado, o Instagram, contas têm ganhado seguidores rapidamente também mostrando as peças semelhantes. A empresa de fast fashion já foi denunciada por plagio por marcas como a Levi’s, Ralph Lauren, Dr. Martens, entre outras. As acusações não partem somente de gigantes da indústria, tendo em vista que a hashtag #SheinStoleMyDesign (Shein roubou meu design) ganhou tração com vários pequenos estilistas vindo à tona para denunciar as cópias.


Post retirado do Instagram. (Foto: Reprodução/Instagram)


Recentemente, os internautas perceberam no site do e-commerce uma abundância de modelos idênticos aos da gigante Zara. As contas no Instagram mostrando os “Dupes” já contam com milhares de seguidores, enquanto os vídeos do TikTok já chegam a gigantes números de visualizações, com as hashtags #zaravsshein e #zaradupe.

Em entrevista ao The Guardian, Alex Crumbie, do grupo de campanha Ethical Consumer, disse sobre o assunto: “A imitação parece ser a pedra angular da moda fast fashion. Essas marcas normalmente reproduzem a moda vista em outros lugares e a reproduz em menos de uma semana.”

Sobre o caso, um porta voz da Shein procurado pelo The Guardian alegou: “Os fornecedores da Shein são obrigados a cumprir o código de conduta da empresa e certificar que seus produtos não infringem a propriedade intelectual de terceiros.”

A situação traz luz à uma das diversas faces problemáticas do fast fashion. O plágio, o desperdício e as condições de trabalho oferecidas pela empresa são aspectos que se tornam cada vez mais importantes no atual momento que o mundo da moda vive.

 

Foto destaque: Site e app da Shein. Reprodução/Shein.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo