Celebridades

Shakira chama atenção para jogador de futebol no corredor da morte

Após a final da Copa do Mundo do Catar, a artista recordou o caso de Amir-Nasr Azadani, condenado à morte por participar de protestos pelos direitos das mulheres no Irã

19 Dez 2022 - 11h00 | Atualizado em 19 Dez 2022 - 11h00
Shakira chama atenção para jogador de futebol no corredor da morte Lorena Bueri

Em meio a euforia da final da Copa do Mundo do Catar neste domingo (18), a cantora Shakira usou as redes sociais para chamar atenção para a situação do jogador de futebol Amir Nasr-Azadani, condenado à morte por participar de protestos pelos direitos das mulheres no Irã. 

A artista aproveitou o momento de atenção voltado para o esporte para lembrar de Amir nas redes sociais. “Eu só espero que os jogadores em campo e o mundo inteiro lembrem que há um homem e companheiro de futebol chamado Amir Nasr no corredor da morte apenas por se manifestar em favor dos direitos das mulheres”, escreveu em seu twitter.

O futebolista de 26 anos, que jogava pelo clube iraniano Iranjavan FC, foi acusado de traição pelo seu país e condenado à morte após participar de uma manifestação pelos direitos das mulheres que contestava a morte de Masah Amini. O atleta foi detido dois dias depois. A manifestação culminou na morte de três policiais e Azadani está entre os 9 acusados de envolvimento nas mortes.


Diversas personalidades do futebol árabe também exigiram a liberação do atleta, como o ex-jogador Ali Karimi, astro da Bayern de Munique e da seleção iraniana. (Reprodução/Twitter) 


Atualmente o Irã vive sua maior onda de manifestações desde 2009. Milhares de cidadãos iranianos foram às ruas em defesa dos direitos das mulheres após a jovem Amini, de 22 anos, ser presa e morta por violar as regras de uso do hijab, tradicional lenço usado para cobrir a cabeça das mulheres na cultura islâmica. 

Shakira completou a publicação sobre o jogador fazendo um apelo: “eu espero que haja mais de um minuto de silêncio em nossos corações para lembrar do que é importante e mais de uma voz unida gritando pelo que é justo.”

Azadani ainda foi acusado de participar de um grupo armado e organizado com intenção de atacar a República Islâmica do Irã. Em resposta às acusações, o sindicato dos jogadores profissionais de futebol, o FIFPro, emitiu um comunicado em que relata estado de choque e exigiu a anulação da sentença.

Foto Destaque: Amir Nasr-Azadani. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo