Notícias

Sexta-feira 13: Saiba por que a data esta associada à má sorte

O número 13 é considerado um azar. Quando a data ‘13’ cai em uma sexta-feira, tem gente que muda, até mesmo, os hábitos e a rotina, além de fazer simpatias para fugir da má sorte

3 min de leitura
13 Mai 2022 - 14h47 | Atualizado em 13 Mai 2022 - 14h47

Toda sexta-feira 13 é motivo de piadas nas redes sociais, mas, na verdade, algumas pessoas levam a superstição do dia a sério e até têm nomes em filmes de terror. Contudo, existem algumas explicações para o medo e a sensação de azar dessa data, que seguem tradições seculares, mitologias e referências bíblicas.

As origens do medo são desconhecidas, mas acredita-se que tenha surgido de antigas superstições. Em algumas culturas, a sexta-feira 13 era considerada um dia de azar por causa de sua conexão com a morte e a destruição. 

No ano passado, o professor Luiz Antônio Simas ficou conhecido após fazer uma postagem no Twitter justificando o que está por trás dessa combinação de dia e número, relembre a história.


Sexta-feira 13 é considerado o dia mais azarado do ano (Foto: Reprodução/O globo/Getty Images)


Judas Iscariotes

Um dos motivos para o mal-estar com a sexta-feira 13, segundo Simas, pode ter origem no cristianismo, em uma referência a Judas Iscariotes, que na Santa Ceia, que aconteceu de quinta para sexta, Jesus estava acompanhado pelos doze discípulos, e Judas foi o último a chegar, além de ser o traidor. 

Loki

Outras histórias com a possibilidade de Loki, deus das travessuras e trapaças. Ele é conhecido por ter perturbado um importante jantar em Valhalla, original paradisíaco da mitologia nórdica. Loki foi o 13 ° participante a chegar no banquete, causando um tremendo alvoroço que terminou na morte de Baldur, um dos doze deuses presentes no evento.

Cavaleiros templários

O dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, é lembrado pela prisão dos cavaleiros templários na França, reinada por Filipe IV. Como castigo, muitos foram queimados, como o grão-mestre dos templários, Jacques de Molay, que morreu em frente a catedral de Notre Dame.

Conta-se na lenda que, antes de morrer, De Molay teria amaldiçoado todo mundo, jogando praga em toda a humanidade, explicou o professor.

 

Foto Destaque: Arte sobre a sexta-feira 13.  Reprodução/Pixabay com arte de Thiago Lucas

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo