Cinema/TV

#SetembroAmarelo: Lista da Lorena traz filmes que tratam desse tema

Lista da Lorena se sensibiliza e abraça a campanha Contra o Suicídio. A solidão, depressão, desamor e a não-aceitação envenenam a gente. São situações pessoais e sociais que matam muitos de nós.

09 Set 2020 - 05h49 | Atualizado em 09 Set 2020 - 05h49
#SetembroAmarelo: Lista da Lorena traz filmes que tratam desse tema Lorena Bueri

Lista da Lorena busca temas como empatia, saber ouvir e relações saudáveis

Lista da Lorena se sensibiliza e abraça a campanha Contra o Suicídio. A solidão, depressão, desamor e a não-aceitação envenenam a gente. São situações pessoais e sociais que matam muitos de nós. Suicídio é coisa séria, não é uma brincadeirinha ou um “fulano só quer chamar a atenção” que logo passa. Não! É preciso mais empatia para entender esse mal.

Portanto, queremos na Lista dessa semana trazer cinco títulos do cinema que nos ajudam a entender e a olhar com uma outra perspectiva para essa cruel realidade que vive entre nós. Algumas histórias são difíceis de assistir, mas elas podem ser reais e estarem muito perto de nós. Talvez até na nossa vizinhança. Confira a nossa lista dessa semana:

1. Elena (2012)

("Elena" de Petra Costa. Reprodução/Espaço Filmes)


Elena é um documentário baseado na vida da atriz Elena Andrade, irmã mais velha da diretora Petra Costa. Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade durante a ditadura militar e uma adolescência vivida entre peças de teatro e filmes caseiros. Também deixa Petra, sua irmã de 7 anos.

Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas. A qualquer momento, Petra espera encontrá-la andando pelas ruas. Aos poucos, os traços das duas se confundem. Já não se sabe quem é uma e quem é a outra.

A diretora Petra Costa é brasileira e ganhou destaque na série documental, inclusive sendo indicada ao oscar em 2019.

2. As vantagens de ser invisível (2012)

("As vantagens de ser invisível". Reprodução/Paris Filmes)


O filme de 2012 é baseado no livro homônimo e trata de uma das fases mais confusas da vida: a adolescência. Além disso, o filme expõe as dificuldades que alguém com transtornos mentais enfrenta ao se relacionar e se estabelecer na sociedade. De um lado há o peso da expectativa sobre o futuro, onde há falta de rotina saudável de sono somada ao estresse pela dificuldade de acesso à educação de qualidade, o que causa desequilíbrio hormonal. No outro, a falta de tato na relação familiar, que coloca em risco a saúde mental e emocional do jovem. E é nessa mesma luz que As Vantagens de Ser Invisível narra uma sequência de acontecimentos que ampliaram os traumas de Charlie, o protagonista.

Segundo a sinopse: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

3. Cake – uma razão para viver (2014)

(Longa com Anna Kendrick e Jennifer Aniston. Reprodução/California Filmes)


Produzido por Daniel Barnz, o longa traz ícones no elenco como Jennifer Aniston e Anna Kendrick. Claire, a personagem de Jennifer Aniston é um dos mais difíceis de compor, porque a identificação não se processa a partir dela, mas pelos outros que estão em sua órbita. É uma espécie de rebatimento, passando pela ótica dos coadjuvantes para se chegar à essência da protagonista.

Na sinopse oficial encontramos: Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).

4. Um homem chamado Ove (2015)

(Longa sueco "Um homem chamado Ove" dirigido por Hannes Holm. Reprodução/California Filmes)


Um Homem Chamado Ove é um filme sueco de comédia dramática de 2015 dirigido e escrito por Hannes Holm, baseado no romance homônimo de Fredrik Backman. Ove (Rolf Lassgård) é um senhor de 59 anos, viúvo e rabugento com todos a sua volta, especialmente no condomínio onde reside. Pretende suicidar-se para juntar-se logo a esposa. Porém suas tentativas são frustradas involuntariamente pela chegada de seus novos vizinhos da casa em frente, a família da esposa grávida Parvaneh (Bahar Pars).

Inicia-se então uma amizade inesperada, onde Ove revê seu passado criado pelo pai ferroviário, seu encontro com a futura esposa Sonja (Ida Engvoll), as férias na Espanha, a relação conturbada com funcionários da prefeitura, a parceria e rivalidade com Rune (Börje Lundberg) na administração do condomínio. Ao mesmo tempo que adota novas atitudes, inclusive adotando um gato que antes desprezava.

5. A Lista da Lorena resgata mais uma vez Por lugares incríveis (2020)

("Por lugares incríveis". Reprodução/Netflix)


Por lugares incríveis é bem mais do que um filme para – e sobre – adolescentes. Estrelado por Elle Fanning e Justice Smith o longa dribla inteligentemente aquelas armadilhas clichês de dramas românticos feitos sob medida para fisgar os jovens.

A adolescente Violet Markey (Fanning), traumatizada pela morte da irmã num acidente de carro, enfrenta a depressão, isola-se dos amigos, não dá conversa para os colegas e se enfurna no quarto cheio de (bons) livros. É fã de Virginia Woolf, a respeitada escritora inglesa que deu cabo à própria vida afogando-se num rio.

Não é atoa que essa produção de Brett Haley retorna na nossa lista. Claro, agora com uma nova perspectiva. Segundo a sinopse oficial do filme: O enredo de Por Lugares Incríveis acompanha Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith), que têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado.

#SetembroAmarelo, precisa de ajuda? A Lista da Lorena pode ser sua companhia

A Campanha contra o Suicídio está aí para salvar vidas e proteger a sua. Fica com a gente. Converse com a gente. Na Lista dessa semana revelamos que esse mal não tem idade e nem sexo. Desde um senhor como o Ove, até os jovens Violet e Charlie. E também profissionais conceituados em seu trabalho.

Não se cale! Você é importante para nós e tem seus valores. Todos nós merecemos uma segunda chance. Embarque nessa aventura da vida e curta. Seja feliz. Histórias de superação servem para serem contadas e recontadas. Precisa conversar? Estamos aqui.

 (Foto Destaque: Poster oficial de divulgação do longa "As vantagens de ser invisível". Reprodução/Paris Filmes)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo