Saúde

Serviços especializados em saúde mental iniciam Janeiro Branco 2023

Segundo a reportagem de Júlia Euletério a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, até outubro de 2022, mais de 655 mil procedimentos nos serviços especializados de saúde mental.

09 Jan 2023 - 21h40 | Atualizado em 09 Jan 2023 - 21h40
Serviços especializados em saúde mental iniciam Janeiro Branco 2023 Lorena Bueri

Neste mês é celebrado o Janeiro Branco, que busca chamar a atenção das pessoas para as necessidades relacionadas à saúde mental, a depressão e o cuidado com os sentimentos. Com a chegada do ano novo, projetos, sonhos e metas são obsessão para alguns, por conta disso é necessário ter uma estrutura e habilidades emocionais bem desenvolvidas para encarar todos os desafios elaborados durante muito tempo por cada um de nós.

De acordo com especialistas na área de saúde mental — ouvidos pelo Jornal Correio Braziliense — cuidar do psicológico e do físico são fundamentais para o bem-estar. O psiquiatra do Hospital Santa Lúcia Norte e membro titular da Sociedade Brasileira de Psiquiatria Fábio Aurélio Leite alerta que a campanha traz à tona a conscientização sobre os transtornos mentais que são uma realidade mais do que evidente no Brasil e no mundo.

"Quebra de preconceitos, busca derrubar os tabus e, principalmente, trata da inclusão social de muitos pacientes que têm alguns transtornos. Eles podem realmente ter um lugar na sociedade e desempenhar uma função importante", destaca o médico em entrevista ao site do jornal citado.


Vídeo institucional da campanha Janeiro Branco 2023. (Post: Instagram @janeirobranco)


Ele enfatiza a importância da campanha, ressaltando a necessidade de um tratamento precoce e procura por ajuda. "O Janeiro Branco chama a atenção para todos os transtornos que podem culminar com um desfecho trágico", afirma.

O médico sanitarista e psiquiatra Ricardo de Albuquerque Lins lembra que as pessoas tendem a se cuidar apenas quando adoecem de forma aguda. "É preciso pensar que o ser humano nas suas singularidades não consegue ter a real dimensão do cuidado que necessitam, por isso a importância de um sistema de saúde como o SUS com ampliação do acesso", pontua.

"As reflexões com ajuda de amigos, de familiares e de profissionais de referência podem iniciar o processo do cuidado. Também é importante refletir no consumo tanto da falta total como no desenfreado para suprir algo que sempre vai estar ausente, porque sentimentos ruins deixam-nos fragilizados e tendemos a tomar atitudes com o outro e com nós mesmo que pode ser uma bola de neve de afetos hostis e negativos", reflete.

O psiquiatra Fábio Aurélio Leite adverte em entrevista ao Correio que os espaços onde o indivíduo está inserido são fundamentais para a saúde mental como medida preventiva de transtornos. "Manter os ambientes de forma pacífica e tranquila, cultivar respeito e valores como liberdade para que as pessoas possam ser elas mesmas e tenham a tranquilidade de se expressar são importantes. Muito do que a gente percebe dos transtornos são emoções e sentimentos que ficam guardados e presos, situações traumáticas, bloqueios, pressões que acontecem", relata.

Assim como Patrícia Siqueira, o médico cita estudos epigenéticos, que tratam não apenas o que vem com a carga genética, e indicam que o desenvolvimento humano e dos transtornos mentais estão ligados aos lugares de convívio e a forma como nos relacionamos com o mundo.

 

Foto Destaque: Pessoa com semblante exausto. Reprodução/Hippopx

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo