Notícias

Senado instala Comissão para investigar criminalidade na Amazônia

A decisão de instalar uma comissão temporária se deu após a morte do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira; local possui alto índice de criminalidade

20 Jun 2022 - 19h53 | Atualizado em 20 Jun 2022 - 19h53
Senado instala Comissão para investigar criminalidade na Amazônia Lorena Bueri

O Senado instalou uma Comissão Temporária Externa para investigar o alto índice de criminalidade que ocorrem na região Norte do Brasil, nesta segunda-feira (20). A instalação se deu após a confirmação da morte do jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, que estavam desaparecidos desde o dia 5 de junho.

Os Senadores decidiram que duas audiências públicas serão realizadas na quarta-feira (22), para dar início aos trabalhos antes de irem de fato ao Amazonas. Às 10h desta quarta acontecerá o depoimento dos representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

O presidente e o vice-presidente da Comissão serão os senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Fabiano Contarato (PT-ES), respectivamente. O colegiado, ainda, irá trabalhar em parceria com a Comissão de Direitos Humanos, que é comandada pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

Já às 14h, o ministro da Justiça Anderson Torres e o diretor da Polícia Federal (PF) serão ouvidos, juntamente dos técnicos que estão envolvidos no caso do jornalista e do indigenista.

As datas das demais audiências ainda serão definidas.


Bruno Pereira e Dom Phillips (Foto: Reprodução/G1)


Caso Dom e Bruno

O assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira chocou o Brasil e o mundo. Ambos viajavam pela Amazônia e tinham como meta chegar até o Vale do Javari, o que não ocorreu.

Dom e Bruno estavam desaparecidos desde o dia 5 de junho e entre a última sexta-feira (17) e sábado (18), a PF, que seguia com as investigações, confirmou a morte da dupla em nota. De acordo com a PF, Dom levou um tiro no peito e Bruno levou dois tiros na cabeça e um no peito.

O exame médico-legal indicou que a causa da morte de Dom foi traumatismo toracoabdominal e Bruno, além do traumatismo toracoabdominal, teve traumatismo craniano. Seus corpos foram queimados, esquartejados e enterrados após os tiros.

 

Foto Destaque: Vale do Javari – Créditos: Divulgação/ AP Photo/ Fabiano Maisonnave

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo