Saúde

Senado aprova MP da implantação de barreiras para evitar Covd-19 em áreas indígenas

Senado aprova MP da implantação de barreiras para evitar Covd-19 em áreas indígenas. O texto tem o objetivo de reforçar o controle de circulação de indivíduos e mercadorias aos locais

12 Out 2022 - 10h52 | Atualizado em 12 Out 2022 - 10h52
Senado aprova MP da implantação de barreiras para evitar Covd-19 em áreas indígenas Lorena Bueri

Nesta terça-feira (11), o plenário do Senado aprovou uma medida provisória estabelecendo a instalação de barreiras sanitárias protetivas com o propósito de evitar a propagação da Covid-19 em áreas indígenas. 

De acordo com a “CNN Brasil”, tal texto tem o objetivo de reforçar o controle de trânsito de indivíduos e mercadorias aos locais. As barreiras devem ser formadas por servidores públicos federais, prioritariamente, ou por militares. Também podem ser compostas por servidores públicos e militares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com a aprovação devida.


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @CNNBrasil)


A responsável pelo planejamento e operacionalização das ações de controle das barreiras sanitárias será a Fundação Nacional do Índio (Funai), enquanto que o Ministério da Justiça e Segurança Pública poderá editar atos complementares. O veículo de comunicação mostra que o texto não traz detalhes de como devem ser feitos. 

De forma excepcional e temporária, a Funai fica autorizada a efetuar o pagamento das diárias a servidores públicos e militares integrantes dos órgãos de segurança pública estaduais e distritais que atuarão na proteção das barreiras sanitárias.  

Tal Medida Provisória entrou em vigor quando publicada, em 7 de junho de 2022, porém precisava da aprovação do Congresso Nacional até 17 de outubro para não perder a validade. A matéria, com a aprovação do Senado, segue para promulgação e vai ter vigência até 31 de dezembro de 2022.  


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @SenadoFederal)


O texto busca dar continuidade à ação de proteção em áreas indígenas, depois de lei anterior ter perdido a validade e após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelecendo a implementação de barreiras sanitárias urgentemente. 

O senador Paulo Rocha (PT-PA), o relator da medida, apresentou ser favorável à MP e reafirmou a importância do estabelecimento das barreiras protetivas e avaliou que tornou-se imperativo evitar a disseminação da doença pandêmica. “Com a eclosão da pandemia da covid-19 no Brasil, tornou-se imperativo evitar o espalhamento da doença entre os povos originários. Sabe-se que as principais fontes de contaminação são o contato com profissionais de saúde; a proximidade com garimpeiros e grileiros e o desrespeito às medidas sanitárias instituídas pelas autoridades estabelecidas”

Conforme detalhado pela “CNN Brasil”, Paulo Rocha também disse que o STF foi solicitado a se pronunciar sobre atos comissivos e omissivos do Poder Público, com relação ao combate à pandemia de Covid-19, que causariam risco grande de contágio e destruição de povos indígenas diversos.  

Além disso, Anderson Torres, o ministro da justiça, em mensagem em defesa da MP, afirmou que: “[o término da vigência de lei anterior] vem inviabilizando a atuação de forças policiais estaduais no apoio aos trabalhos da Funai na operacionalização das bases de proteção e barreiras sanitárias que controlam o acesso às terras indígenas com presença de povos isolados e de recente contato”

O mesmo acrescenta que algumas unidades, sem o devido amparo de um efetivo poder de polícia, poderão ser desmobilizadas, dessa forma impossibilitando as atividades de mitigação da disseminação de doenças virais junto a populações bastante vulneráveis. 

Foto Destaque: Indígena fazendo exame para detecção da Covid-19. Reprodução/Twitter @folha. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo