Moda

Semana de Moda de Paris: Nem toda armadura é para a guerra

A Semana de Moda de Paris, traz elementos militares, detalhes utilitários e novas tecnologias marcam os desfiles da Dior e Balmain. E Off-White apresenta o último desfile desenhado por Virgil Abloh.

05 Mar 2022 - 17h23 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 17h23
Semana de Moda de Paris: Nem toda armadura é para a guerra Lorena Bueri

Durante os desfiles da Semana de Moda de Paris, muitas pessoas se questionaram se as coleções apresentadas tinham inspiração nas armaduras de guerra. Considerando o tempo que se leva para produzir uma coleção, é pouco provável que as marcas participantes do desfile tenham pensado em suas apresentações, como resposta à guerra que está ocorrendo na Ucrânia.

Nos desfiles das marcas Dior e Balmain, os visitantes viram os coletes como reflexo do clima bélico das últimas semanas. O conceito de roupa como proteção ganhou força após a pandemia, crises sociais, e várias outras coisas que fizeram com que as pessoas em geral buscassem cada vez mais conforto e segurança em seus looks.

O cenário do desfile de inverno 2022 da Dior consistia em uma sala vermelha com retratos da série The next Era, da artista Mariella Bettineschi. As imagens são reprodução de pinturas de mulheres na história da arte do século 17 ao 19, assinadas por Rafael, Caravaggio, Vermeer, entre outros.



A Dior em busca de inovações tecnológicas para tornar as roupas femininas mais funcionais em relação aos corpos das mulheres, se juntou à empresa de inovação italiana D-Air Lab, especializada na fabricação de roupas e acessórios de proteção para alpinistas, esquiadores alpinos, motociclistas e astronautas. O resultado são tecidos que regulam temperatura, umidade e transpiração corporal.

As formas mais amplas contrastam com outras peças coladas ao corpo, com destaque para o corset, sendo uma grande aposta da temporada. Os jeans e os trench-coats também são propostas que devem agradar às consumidoras e ainda ajudam a reforçar a mudança estética, mais atual e menos fantasiosa, que a Chiuri (diretora de criação da Dior) vem trabalhando nas últimas coleções.



Na Balmain, a coleção de inverno 2022, veio com um aviso do diretor de criação Oliver Rousteing “As propostas desta coleção não foram desenhadas como uma resposta direta à recente e horrível invasão de nossos vizinhos, e eu nunca ousaria pensar em comparar o sofrimento que eles estão passando com os problemas que tive nas mídias sociais. Ainda assim, enquanto assistimos às notícias, minha equipe e eu temos em mente a mensagem desta coleção: unidos em solidariedade, podemos contar com o poder da esperança e da verdade para combater o ódio, as mentiras e a agressão.”

Quase todos em branco os looks chegam decorados com matelassês, rendas, bordados, acolchoados e detalhes dourados. As peças mais rígidas se dividem com vestidos de renda curtos e uma espécie de legging e body de pegada futurista/espacial. Tem também um tanto de jeans, algumas jaquetas de tweed em tons pastel e com barras desfiadas e as botas acima do joelho, já uma tendência certa da estação.



A semana de moda começou com uma homenagem no último desfile da Off-White, desenhada por Virgil Abloh, que faleceu em novembro de 2021. Um dos primeiros estilistas negros a comandar uma marca de luxo. 

Foto destaque: Desfile da Dior na Paris Fashion Week 2022. Reprodução/LauraSciacovelli/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo